Projetos escolares
Casquinhas vai à Creche
"Casquinhas" é a personagem central desta abordagem, um feijão sensível que muda de cor conforme a emoção que está a sentir.
Público-alvo: Crianças de 2 e 3 anos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)
Objetivo: Auxiliar as crianças na identificação e gestão das suas emoções.
Metodologia: Implementação de atividades com uma forte componente prática, sensorial e explorativa, dinamizadas em 2 sessões distintas.
Horas d’Empatia
Público-alvo: o projeto é direcionado a alunos dos 5º e 6ª anos do 2.º CEB dos Agrupamentos de Escolas, podendo ser adaptado a outros anos de escolaridade.
Objetivo: deste projeto é a promoção da consciência social, ou seja, a capacidade de compreender a perspetiva social, reconhecendo as emoções, os comportamentos e as necessidades do outro.
Metodologia: Dinamizado através de aprendizagens/explorações ou desenvolvimento de conceitos como a empatia e compaixão, que levam as crianças/jovens a uma compreensão das interações sociais, de forma a promover relacionamentos saudáveis e a contribuir para um bem-estar coletivo.
Nutriaventuras
Público-alvo: Crianças do Jardim de Infância e 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), podendo ser adaptados a outros anos de escolaridade.
Objetivo: Dotar as crianças com hábitos alimentares saudáveis desde tenra idade
Metodologia: Caráter lúdico-educativo, com atividades práticas sobre os princípios da Dieta Mediterrânica, a Roda dos Alimentos Portuguesa, temáticas relacionadas com a alimentação, jogos interativos, preparação de receitas simples e saudáveis e leitura de histórias. O projeto NUTRIAVENTURAS propõe uma verdadeira jornada pelo mundo da nutrição, onde aprender sobre saúde torna-se uma brincadeira séria e deliciosa!
Pele em Jogo
Público-alvo: Alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Objetivos: Reforçar as aprendizagens e competências desenvolvidas em contexto de sala de aula e incentivar a adoção de novos hábitos saudáveis. Estes hábitos estão maioritariamente ligados à higiene da pele e à proteção contra a radiação solar.
Metodologia: Abordagem teórico prática para dar a conhecer as funções da pele, identificar os cuidados a ter com este órgão e promover hábitos de higiene e cuidados quanto à exposição solar.
Escolas saudáveis
Público-alvo: Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e Equipas de Saúde Escolar.
Objetivo: Promoção de competências nestes profissionais para que consigam gerir eficazmente as alterações de comportamento em crianças e jovens.
Metodologia: Oficinas Ser Aluno aos Olhos da Criança, dinamizadas pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Beatriz Ângelo.
Cinema pedagógico para escolas e famílias
Público-alvo: Alunos e Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Objetivos: Envolver a comunidade escolar (alunos e professores) na discussão e reflexão sobre temas fundamentais como a Alimentação Saudável e a Saúde Mental.
Metodologia: Disponibilização do link de dois filmes educativos: "Dimensão S" e "Dimensão S2", especialmente concebidos para abordar os temas propostos de forma envolvente, para exibição em contexto escolar. Os filmes são apresentados como ferramentas facilitadoras da reflexão e discussão em sala de aula, incentivando os alunos a pensar criticamente sobre as temáticas abordadas.
Filme "Dimensão S" | focado na Alimentação Saudável:
- Mobilizar para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis.
- Incentivar escolhas alimentares equilibradas.
- Promover a prática regular de exercício físico.
Filme "Dimensão S2" | focado na Saúde Mental, Dependência de Ecrãs e Sustentabilidade:
- Abordar temas atuais e relevantes como a dependência de ecrãs e a sustentabilidade ambiental.
- Explorar o impacto das tecnologias nas relações interpessoais e na saúde mental dos jovens.
- Promover uma utilização consciente e crítica das redes sociais.
- Funcionar como ferramentas pedagógicas valiosas para estimular debates em sala de aula.
- Facilitar uma aprendizagem crítica e reflexiva por parte dos alunos.

saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)