Campanhas e Rastreios
Rastreio do Cancro da Mama
Público-alvo: Destina-se a todas as mulheres assintomáticas (ou seja, que não apresentam quaisquer sintomas da doença) residentes no Concelho de Loures.
Objetivos: Diagnóstico precoce do cancro da mama feminina. Ao detetar a doença numa fase inicial, aumentam significativamente as hipóteses de sucesso do tratamento e a qualidade de vida das utentes.
Metodologia: O Programa do Rastreio do Cancro da Mama é promovido pelo SNS e operacionalizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
Consiste na realização de uma mamografia, um exame radiológico específico para detetar alterações mamárias. A participação no rastreio é gratuita para as mulheres que cumprem os critérios de elegibilidade:
1) Não apresenta qualquer alteração na mama – estar assintomática
2) Tem entre 45 e 74 anos
3) Não tem próteses mamárias
4) Não realizou mastectomia
5) Nunca teve cancro de mama
6) Não fez uma mamografia nos últimos 6 meses
As utentes podem obter mais informações sobre os critérios específicos e os locais de rastreio na sua área de residência através do link disponibilizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Campanha Doação de Sangue e Registo de Medula Óssea
Público-alvo: Trabalhadores municipais, munícipes e demais populações elegíveis para a dádiva de sangue e para o registo como potencial dador de medula óssea.
Objetivos: Aumentar as reservas de sangue e o número de potenciais dadores de medula óssea, contribuindo para as necessidades nacionais.
Metodologia: Organização de duas campanhas anuais, desenvolvidas em colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), entidade responsável pela gestão destes recursos em Portugal.

saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)