Estratégia Municipal de Saúde de Loures
A Estratégia Municipal de Saúde de Loures tem o seu enquadramento legal na Lei Quadro da Transferência de Competências, Lei 50/2018 de 16 de agosto e no DL nº 23/2019 de 30 de janeiro.
Visão:
Alcançar uma comunidade capaz de atingir e manter níveis de saúde pública e bem-estar individual mais elevados, com acesso equitativo a cuidados de saúde eficientes, garantindo sustentabilidade, multiculturalidade e coesão social.
Missão:
. Promover e garantir as condições necessárias para que os diferentes intervenientes possam construir de forma sinérgica e efetiva intervenções nos diferentes determinantes de saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida, com base nos valores definidos.
. Promover a participação de todos os interessados na construção de ambientes promotores e protetores de saúde ao longo de todo o ciclo de vida;
. Identificar prioridades ao nível da saúde e da promoção da saúde, enquanto processo de capacitação individual e de grupo para a adoção de atitudes e comportamentos salutogénicos;
. Dinamizar parcerias alinhadas com uma intervenção orientada em torno dos determinantes socioeconómicos da saúde e da qualidade de vida, são os objetivos desta estratégia.
A Estratégia Municipal de Saúde de Loures foi desenvolvida pelo Instituto de Saude Ambiental da Faculdade de Medicina de Lisboa e implicou a realização de um questionário a cerca de 900 residentes no concelho, para além de recolha e tratamento de dados e indicadores de saúde diversos em consonância com o Plano Nacional de Saúde e Planos Locais de Saúde (em execução pelas ULSSão José e ULS Loures Odivelas).
Consulte o documento

saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)