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Serviço Atendimento e Acompanhamento Social

 

Emergência Social

A equipa de Emergência atua nas situações de Emergência e Crise, todos os dias úteis, em horário normal de expediente, sem necessidade de marcação prévia, e destina-se a todas as pessoas e famílias que se encontrem em território concelhio numa situação de desproteção e vulnerabilidade, que necessitem de uma intervenção imediata de apoio social.

Enquadram-se na Emergência Social as situações de vulnerabilidade e desproteção que constituam um perigo real ou iminente, resultantes de não estarem asseguradas as condições mínimas de proteção, e que exigem uma intervenção imediata.

No que concerne às situações de crise, estas revestem-se de vulnerabilidade e desproteção resultantes de não estarem asseguradas, a curto prazo, as condições mínimas de proteção social, pelo que se impõe uma atuação urgente e encaminhamento para os serviços adequados.

À Equipa de Emergência Social compete dar resposta às situações de emergência e/ou crise, que sejam sinalizadas durante o horário de expediente ou no dia útil seguinte, por encaminhamento da Linha Nacional de Emergência Social (LNES); realizar, no mais curto de espaço de tempo, o atendimento e/ou visita domiciliária, procedendo à avaliação dos fatores que colocam em risco as condições mínimas de sobrevivência e que possam constituir um perigo, atual ou iminente, para a integridade da pessoa ou família em causa; mobilizar os recursos e respostas existentes para a resolução imediata dos fatores de risco mais prementes e para eventuais encaminhamentos para apoios específicos; avaliar/decidir sobre a necessidade de iniciar o processo de acompanhamento social; e elaborar a informação sobre o plano de intervenção desenvolvido / diligências efetuadas para envio à LNES - ISS,I.P.

À semelhança de toda a organização do SAAS, foi decidido que a Equipa de Emergência Social estaria mais próxima dos cidadãos. Para tal, foram criados dois postos de atendimento permanente, um na zona Norte e outro na Zona Oriental do concelho:

- Zona Oriental: atendimento efetuado por técnicos do Município, na Casa da Cultura de Sacavém, sita na Urbanização Terraços da Ponte, Parcela P, 2685-119 Sacavém

- Zona Norte: atendimento efetuado por técnicos da Associação Luiz Pereira Motta, através do protocolo estabelecido, sita na Praceta António Francisco da Silva Penetra, n.º 6, 2670-400 Loures

Contactos:

Câmara Municipal de Loures

Divisão de Ação Social: 211 150 785 | 211 150 978 | 800 100 407

saas-loures@cm-loures.pt



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