Cidade de Aprendizagem
Desde 23 de setembro de 2020, Loures integra a Rede Global das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, participando ativamente no Grupo Temático de Trabalho 'Educação para a Cidadania'. Além da integração nesta rede global, é importante destacar que o concelho está representado por três Agrupamentos de Escolas (AE João Villaret, AE da Bobadela e AE José Afonso) na Rede de Escolas Associadas da UNESCO, possuindo também duas Bibliotecas Municipais (José Saramago, em Loures, e Ary dos Santos, em Sacavém) associadas à Comissão Nacional da UNESCO. No âmbito educacional em Loures, verifica-se uma total consonância com os objetivos, valores e princípios das Redes UNESCO.
Uma Cidade de Aprendizagem promove a Aprendizagem ao Longo da Vida
A criação da Rede Global das Cidades de Aprendizagem foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim sobre Aprendizagem ao Longo da Vida para todos: promover a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade nas suas cidades.
O Instituto da Unesco para a Aprendizagem ao Longo da Vida – Centro de Excelência para a Aprendizagem ao Longo da Vida para Todos, tomou a iniciativa de desenvolver o conceito de uma cidade de aprendizagem e de criar uma plataforma internacional dinâmica para as cidades trocarem ideias e boas práticas.
À medida que as cidades se expandem em tamanho e densidade populacional, as autoridades municipais enfrentam desafios associados à inclusão social, às novas tecnologias, à economia, ao conhecimento, à diversidade cultural e à sustentabilidade ambiental.
A Rede integra cidades capazes de responderem às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos de utilizar os recursos de uma cidade de forma mais eficaz e assim proporcionar oportunidades de aprendizagem aos seus cidadãos de promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social, e de criar uma prosperidade sustentável.
A Rede encontra-se aberta à adesão de todas as cidades empenhadas na promoção da aprendizagem ao longo da vida, não existindo o requisito de um número fixo de habitantes por localidade.
As cidades desempenham um papel significativo na promoção da inclusão social, no crescimento económico, na segurança pública e na proteção ambiental. Devem ser arquitetas e executoras de estratégias que promovam a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento sustentável.
Uma cidade de aprendizagem irá facilitar a promoção individual, construir coesão social, fomentar uma cidadania ativa, promover a prosperidade económica e cultural e lançar as bases para o desenvolvimento sustentável.
O que é a Rede Mundial das Cidades de Aprendizagem da UNESCO?
A Rede Mundial das Cidades de Aprendizagem é uma rede orientada para a política internacional que proporciona inspiração, conhecimento e melhores práticas.
Os membros da Rede beneficiam de:
- O intercâmbio de políticas e práticas de aprendizagem ao longo da vida;
- A produção e o intercâmbio de conhecimentos sobre princípios, desafios e soluções;
- O desenvolvimento de capacidades e iniciativas de formação;
- A participação em eventos mundiais como a Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem.
De acordo com a estratégia da Rede Mundial das Cidades de Aprendizagem da UNESCO para 2019-2021, os mais de 170 membros da Rede centram as suas atividades conjuntas em sete grupos chave: educação para o desenvolvimento sustentável; equidade e inclusão; planeamento educacional; monotorização e avaliação; educação para a cidadania global; empreendedorismo; saúde e bem-estar e alfabetização.
O que é uma cidade de aprendizagem?
Uma cidade de aprendizagem:
- Mobiliza os seus recursos de modo efetivo em todos os setores para promover a aprendizagem inclusiva desde o ensino básico ao ensino superior;
- Revitaliza a aprendizagem nas famílias e nas comunidades;
- Facilita a aprendizagem para e no local de trabalho;
- Amplia o uso das tecnologias modernas de aprendizagem;
- Melhora a qualidade e a excelência da aprendizagem;
- Fomenta uma cultura de aprendizagem ao longo de toda a vida.
Desta forma, a cidade melhora o empoderamento individual e a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e promove a alfabetização e a educação para a cidadania mundial, o espírito empreendedor, a saúde e o bem-estar.
O que fazem as cidades de aprendizagem?
- Promovem uma aprendizagem inclusiva desde a educação básica ao ensino superior
- Revitalizam a aprendizagem nas famílias e no local de trabalho
- Melhoram a qualidade e a excelência na aprendizagem
- Fomentam uma cultura de aprendizagem ao longo da vida
Vantagens de uma cidade de aprendizagem:
- A alfabetização de todos os cidadãos;
- A participação ativa dos cidadãos na vida política e na sociedade;
- A promoção da igualdade de género;
- A criação de uma comunidade segura, harmoniosa e inclusiva;
- O crescimento económico, sustentável e inclusivo;
- A criação de oportunidades de emprego para todos os cidadãos;
- O direito à ciência, à tecnologia e à inovação;
- O acesso a diversas atividades culturais;
- A promoção à participação de cidadania e ao exercício físico em atividades recreativas;
- Redução do impacto negativo no meio ambiente provocado por atividades económicas e outras atividades humanas;
- A melhoria da habitabilidade das cidades;
- A promoção do desenvolvimento sustentável através de uma aprendizagem ativa, em todas as etapas.
Características fundamentais das cidades de aprendizagem:
- Competência individual e de coesão social;
- Desenvolvimento económico e prosperidade cultural;
- Forte vontade e compromisso político;
- Governação e participação de todos os grupos interessados;
- Mobilização e utilização de recursos.
As cidades de aprendizagem da UNESCO fazem parte de uma Rede Dinâmica que visa apoiar uma prática de aprendizagem nas comunidades onde se inserem, criar laços, fomentar parcerias, construir competências e instrumentos para incentivar e reconhecer os progressos na construção desta Rede.
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)