Prevenção e Segurança no Trabalho

Loures assina Carta de Compromisso

29.04.2015

No Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, 28 de abril, a Câmara Municipal de Loures deu a conhecer a Carta de Compromisso, um documento que visa promover melhores condições laborais aos trabalhadores.

Esta Carta constitui um firme compromisso com uma política de segurança, saúde e bem-estar nos locais de trabalho, através da implementação de práticas, atitudes e afetação de recursos necessários.

Na cerimónia de assinatura, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Loures lembrou que “o executivo municipal quer demonstrar uma preocupação genuína e crescente com a prevenção e segurança no trabalho”. Bernardino Soares acrescentou que a Câmara está “apostada na melhoria das condições de trabalho”, sendo que este é um problema de “direitos dos trabalhadores” mas também de “boa-gestão” da Autarquia.

Segundo o autarca, é preciso evoluir na “consciencialização dos trabalhadores e dirigentes” para estas matérias. “Não estamos satisfeitos com a evolução dos acidentes na Câmara e nos Serviços Intermunicipalizados. É preciso avaliar os acidentes, perceber onde ocorrem, de que forma e porquê”, frisou.

A assinatura da Carta de Compromisso contou igualmente com a presença do vereador Tiago Matias, e de Otília Chitsa, representante da Comissão de Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho da Câmara de Loures, Carlos Pereira, da Autoridade para as Condições de Trabalho, e Carlos Silva Santos, coordenador para o Plano Nacional de Saúde Ocupacional da Direção-Geral de Saúde, que deram nota da importância concedida pelo Município de Loures à política de melhoria das condições de trabalho dos seus trabalhadores.

Carta de Compromisso