Desenvolvimento Sustentável

Somos Glocais – Municípios RICD pela Agenda 2030

04.10.2023

No ano em que se comemoram dez anos da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), os municípios que constituem esta Rede, e da qual o Município de Loures é membro, juntam-se para uma outra celebração chave: os oito anos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

• Somos Glocais – Municípios RICD pela Agenda 2030 1
  • Somos Glocais – Municípios RICD pela Agenda 2030 2
  • Somos Glocais – Municípios RICD pela Agenda 2030 3
  • Somos Glocais – Municípios RICD pela Agenda 2030 4

Até 30 de novembro, os 22 municípios que compõem a RICD vão comemorar a Agenda 2030 com um conjunto de atividades e eventos abertos ao público, que vão desde workshops, debates a exposições, entre outros, reafirmando assim o seu compromisso em contribuir para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em fazer destes uma prioridade absoluta nas atividades promovidas pela Rede.

Esta iniciativa conjunta, intitulada Somos Glocais – Municípios RICD pela Agenda 2030, surge no seguimento de outros marcos já realizados em 2023, que sublinham o compromisso da RICD para com os ODS. São disso exemplo a adoção da declaração política Rumo a 2030 e o Relatório Voluntário Nacional 2023 sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Quais os Contributos dos Municípios?.

Com apenas sete anos para cumprir esta ambiciosa agenda, é agora mais importante do que nunca libertar o potencial das cidades para acelerar o desenvolvimento sustentável glocal e envolver todos nesse processo.

O projeto pan-europeu People and Planet: A Common Destiny associa-se a esta iniciativa, acreditando na mobilização dos jovens cidadãos e das autoridades glocais para a construção de um mundo melhor. É financiado pela União Europeia através do Programa DEAR, com cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., envolvendo 17 organizações (autoridades locais e Organizações da Sociedade Civil) de oito Estados-Membros da UE e de Cabo Verde.

Em Portugal, o projeto conta com o apoio do Camões, I. P., e é implementado pela Câmara Municipal de Loures – que lidera formalmente o consórcio europeu –, Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) e pela FUEL.

Calendário de atividades

Somos Glocais – Municípios RICD pela Agenda 2030 - Calendário de atividades - PDF