Até 31 de março de 2017, o Município de Loures está a assinalar os 40 Anos do Poder Local Democrático.

 

Do vasto conjunto de iniciativas que já se realizaram, destaque para a inauguração de três exposições alusivas ao tema, para o lançamento de dois livros e uma conferência nacional, na qual marcaram presença representantes de diversos quadrantes políticos, académicos e da sociedade civil, e que contou, na sessão de encerramento, com a presença do Presidente da República.

 

No próximo dia 31 de março, decorrerá a sessão de encerramento das comemorações, antecedida pela inauguração de placas identificativas em edifícios e no Monumento ao Poder Local Democrático e pelo lançamento do livro da Conferência Nacional sobre os 40 Anos sobre o Poder Local Democrático.

31.03.2017

 

18h00 › 19h00

Exterior dos Paços do Concelho

Loures

 

Memórias dos edifícios

Inauguração de placas identificativas em edifícios e no Monumento ao Poder Local Democrático

 

 

19h00 › 20h00

Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte

Loures

 

Lançamento do livro da

Conferência Nacional sobre os 40 Anos sobre o Poder Local Democrático

 

Sessão de encerramento das comemorações

20 › 21.01.2017

 

Conferência Nacional sobre os 40 Anos do Poder Local Democrático

 

 

Durante dois dias, loures foi palco de uma Conferência Nacional, na qual foi discutido o futuro das autarquias.

Esta iniciativa contemplou diversos painéis de discussão, subordinados aos seguintes temas: “Autarquias locais na Europa: modelos e tendências”; “A construção do poder Local Democrático: de 1976 aos nossos dias”; “Poder Local, cidadania e gestão participada”; “Coesão territorial sem regionalização?”; “O futuro do Poder Local em Portugal”.

A sessão de encerramento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, depois de ter recebido das mãos do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, a chave da cidade, assinalou que “é uma aventura ser-se autarca. É um desafio, uma forma de servir os outros, todos os dias. Não se gere papéis, mas sim pessoas que surgem com problemas dramáticos. O autarca é uma figura nacional, tanto quanto as outras chamadas figuras nacionais. Haver alguém que decide desempenhar uma função, onde sente que é mais útil, é uma das riquezas da nossa democracia”.

“40 anos de democracia são 40 anos de triunfo do Poder Local. Arrancou, timidamente, com muitas dúvidas quanto à sua capacidade, mas os autarcas têm conseguido fazer a ‘sopa da pedra’, ou seja, têm conseguido resolver problemas com escassos meios”, observou.

O Presidente da República frisou ainda que “as freguesias têm um papel a desempenhar que deve ser valorizado. Foram uma conquista da Revolução. Hoje o desafio é reforçar a constituição e dar-lhe vida. Dar vida a Abril no Poder Local Democrático. Temos de agradecer aos pioneiros e que já morreram, mas também aos que continuam a exercer o Poder Local Democrático. A melhor gratidão é vivê-lo, rejuvenesce-lo e projetá-lo para o futuro”, finalizou.

Já antes, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, tinha afirmado que com esta Conferência "quisemos debater o passado o presente e o futuro do poder local. Ao longo destes dois dias foram muito variados e qualificados os contributos dos vários intervenientes".

Em relação ao poder local democrático, frisou que "foi e é responsável por dotar o país de algumas das infraestruturas essenciais para a vida das pessoas e contribuiu decisivamente para uma acelerada elevação das condições de vida das populações após o 25 de Abril".

Acrescentou ainda que "o poder local é um exemplo de boa gestão. Salvo alguns casos excecionais, o poder local pede meças a qualquer outro nível de poder nos resultados da sua gestão, de tal forma que hoje o setor das autarquias gera superavit no conjunto das administrações públicas".

Quanto aos próximos anos, Bernardino Soares lembrou que "precisamos de garantir o futuro do poder local democrático, com mais meios e eliminando as restrições que ainda persistem à autonomia municipal e valorizando os trabalhadores da administração local. Há um grande futuro para o poder local. E a democracia só tem a ganhar com isso", concluiu.

20.01.2017

 

Concerto Clarinete em Fado

 

O Pavilhão Paz e Amizade recebeu, no dia 20 de janeiro, o concerto “Clarinete em Fado”, com António Saiote.

“Clarinete em Fado” é o mais recente trabalho do conhecido maestro e clarinetista António Saiote, constituído por um leque de temas do repertório fadista, em que a voz dá lugar ao clarinete.

Em palco, António Saiote esteve acompanhado por mais três músicos (Artur Caldeira, na viola, Fernando Silva, na guitarra portuguesa, e Daniel Paredes, no baixo acústico), trazendo até Loures fados tão conhecidos como Os Putos, Tudo Isto é Fado, Nem às Paredes Confesso, Foi Deus, entre outros temas tradicionais.

"É gratificante poder estar entre conterrâneos", começou por dizer António Saiote, referindo-se ao facto de ter nascido em Loures. "Clarinete em Fado" é um disco que, segundo o maestro, "era para ter sido gravado há 30 anos". Na altura o desejo não se concretizou, mas quando Saiote comemorou o 50.º aniversário, "chegou o momento de olhar para trás e pensar no que gostava de ter feito e que ainda não tinha concretizado". Apesar de já contar com seis anos, só agora o disco chega ao público como um dos mais interessantes projetos em que o fado ganha uma nova vida.

14.01.2017

 

Inauguração das exposições

 

A dignidade do exercício do Poder Local Democrático

 

Pedras no Caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…

 

 

Lançamento do livro

 

Temos o tamanho do nosso sonho.

 

A exposição “A dignidade do exercício do Poder Local Democrático” abriu portas, dia 14 de janeiro, no Edifício 4 de Outubro, em Loures.

“Este registo de três mil nomes de eleitos que assumiram funções na Câmara, Assembleia Municipal e em juntas de freguesia, entre 1974 e 2013, é um exemplo de empenho, generosidade e competência, assinalados no desenvolvimento do nosso concelho. É revelador do trabalho voluntário, transparente e eficaz em prol do interesse público, da comunidade em geral”, enalteceu o presidente da Autarquia, Bernardino Soares, durante a inauguração.

A mostra, integrada nas comemorações dos 40 anos do Poder Local Democrático, em Loures, pretende homenagear cada autarca eleito no Município, “aquele que está mais próximo dos que são os destinatários da sua ação. O poder local é o que mais honra a relação entre quem elege e quem é eleito”, louvou Bernardino Soares.

No mesmo dia, foi também inaugurada a exposição “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”, que se encontra patente no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, situado no parque Adão Barata, em Loures. O mesmo espaço acolheu ainda o lançamento do livro “Temos o tamanho dos nossos sonhos”.

“Esta edição pretende contribuir para o reconhecimento e reflexão da história coletiva. Cria uma memória partilhável. Revisita um percurso longo e homenageia, principalmente, os autarcas”, evidenciou o vice-presidente da Autarquia e coordenador do programa das comemorações, Paulo Piteira.

Esta homenagem, prestada aos eleitos locais, foi também assinalada pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, pelo “trabalho notável e fundamental desempenhado ao longo de 40 anos, e mais dois de comissões administrativas que ultrapassaram problemas e necessidades numa época de profunda transformação após a Revolução de Abril”.

12.12.2016

 

Inauguração da Exposição

Alvorada do Poder Local Democrático em Loures

 

Apresentação do programa das comemorações dos

40 Anos do Poder Local Democrático

 

Lançamento do livro

José Gouveia na Alvorada do Poder Local

 

 

A 12 de dezembro, a Câmara Municipal de Loures deu início ao programa que assinala os 40 anos das primeiras eleições democráticas em Portugal. A apresentação da exposição Alvorada do Poder Local, patente nas fachadas do edifício dos Paços do Concelho até 31 de março de 2017, foi antecedida por um solo de clarinete do maestro António Saiote, que interpretou excertos de várias músicas associadas à luta pela liberdade.

No Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (PMPM), seguiu-se a apresentação do programa da Autarquia para as comemorações dos 40 anos de Poder Local, “uma das maiores conquistas da revolução de Abril”, assinalou, na ocasião, o presidente da Câmara, Bernardino Soares.

O PMPM foi também o local escolhido para a apresentação da reedição do livro “José Gouveia na Alvorada do Poder Local”, numa homenagem a José Gouveia, presidente da Comissão Administrativa de Loures, de 1974 a 1976.