saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Câmara Municipal de Loures | ISM Loures Ir para a página da Intranet Ir para a página de entrada do ISM Loures ISM Loures

Resultados Globais

 

Resultados Globais 2 - Grandes Dimensões

Índice de Sustentabilidade Municipal

ism_rg_topo_gra_dim_594x150

O Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM) também apresenta resultados de grandes dimensões, com valores mais uniformes, que permitem avaliar a atuação do concelho e do país através de outras perspetivas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os 5 P's (Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias) como os pilares cruciais para a sustentabilidade da humanidade e do planeta Terra. Esta abordagem demonstra a enorme ambição da Agenda 2030 das Nações Unidas em transformar o mundo para melhor.

Com os 5 P's, os 17 ODS da Agenda 2030 estão integrados em cinco áreas fundamentais de atuação: Pessoas (ODS 1, 2 3, 4 e 5), Prosperidade (ODS 6, 12, 13, 14 e 15), Planeta (ODS 7, 8, 9, 10 e 11), Paz (ODS 16) e Parcerias (ODS 17).

Neste gráfico pode-se verificar a interligação dos 5 P’s com os ODS, apresentando-se a evolução dos valores alcançados em Loures e Portugal.

ism_rg_graf_5ps_2019_2022
Fonte: CESOP-Local

 

Denominados como 5 P’s, conheça o fundamento de cada um dos cinco eixos definidos pela Agenda 2030 da ONU, com os quais os Estados Membros da União Europeia (UE) estão totalmente alinhados:

Pessoas – Acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, garantindo que todas as pessoas possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, num ambiente saudável.

Planeta – Proteger o planeta da degradação através do consumo e produção sustentáveis, da gestão sustentável dos recursos naturais e tomando medidas urgentes em relação às alterações climáticas, para que a Terra possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Prosperidade – Assegurar que todas as pessoas possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, com o progresso económico, social e tecnológico a ocorrer em harmonia com a natureza.

Paz – Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Parcerias – Mobilizar os meios necessários para implementar a Agenda 2030 através de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável, com base num espírito de solidariedade global reforçado, centrado nas necessidades dos mais pobres e vulneráveis, contando com a participação ativa de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)