Projetos
Políticas de Empregabilidade e Antecipação de Competências
Políticas de Empregabilidade e Antecipação de Competências é o nome do projeto europeu liderado pela Câmara de Loures que teve como objetivo medir o impacte social das políticas nacionais de promoção do emprego e adequar a formação das pessoas ao mercado de trabalho.
Trata-se de um projeto que assentou sobretudo na aplicação de uma metodologia, considerada inovadora (ROI Social), que mede o impacte social da aplicação de medidas para melhorar a empregabilidade, visando a sua adoção por parte das empresas. O objetivo é fazer um diagnóstico sobre a contribuição que estas políticas e medidas podem ter na criação ou na manutenção de postos de trabalho.
Num contexto cada vez mais preocupante, em que a taxa de desemprego é elevada e nem sempre a formação académica e profissional corresponde às necessidades reais das empresas, torna-se cada vez mais justificável a existência de parcerias que trabalhem e estudem esta vertente, visando a sua aplicabilidade a nível local mas também nacional.
Com duração de dois anos – 23 de fevereiro 2012 a 23 de fevereiro 2014 – o projeto contou com um orçamento global de 312 mil euros, dos quais 75% foram cofinanciados pela União Europeia através do programa Leonardo Da Vinci. Foram entidades parceiras o CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, Universidade Católica Portuguesa – CEPCEP, Social ROI Network (Reino Unido), Fundación Metal Asturias (Espanha), Tempo Trainning Consulting (República Checa) e Universidade de Riga (Letónia).
Cada parceiro tinha um grupo de entidades locais, regionais ou nacionais associadas ao projeto, do qual faziam parte empresas, entidades da administração central e local ligadas ao emprego e desenvolvimento, centros de emprego e outra entidades identificadas como geradoras de mais-valias no desenvolvimento dos objetivos do projeto.
Assumindo uma missão de sustentabilidade económico-social do Município, a Câmara Municipal de Loures desempenhou o papel de leader, daí decorrendo a gestão financeira e organizativa de todo o projeto.
InnoHubs
O projeto InnoHubs resultou de uma candidatura ao Programa INTERREG IVC e tinha como objetivo a criação de um ambiente favorável ao crescimento sustentável das Pequenas e Médias Empresas (PME) e de um espírito empreendedor.
O projeto pretendia ainda identificar e partilhar boas práticas de apoio e promoção do empreendedorismo local e de PME inovadoras, tendo em conta as suas características e os sistemas de apoio à inovação existentes, como forma de manter o seu posicionamento num mercado global e competitivo.
Participaram, além do Município de Loures, mais cinco parceiros europeus, nomeadamente, Getafe (Espanha), Ballerup (Dinamarca), Nacka (Suécia), North Down (Irlanda do Norte) e Pernik (Bulgária).
Liderado pelo município de Nacka, o projeto InnoHubs desenvolveu-se no âmbito do Pilar 1 do Programa INTERREG IVC (Inovação – Empreendedorismo e PME). A candidatura da Câmara Municipal de Loures teve como base a ideia de o Município ser visto como um parceiro privilegiado e dinamizador do tecido empresarial do concelho de Loures.
Ao longo de três anos – janeiro 2010 a dezembro 2012 – tempo de duração do projeto InnoHubs, a Câmara de Loures propôs-se diagnosticar as boas práticas empresariais entre os parceiros transnacionais, criar uma metodologia integrada e de apoio à qualificação organizacional das empresas e promover sinergias competitivas entre as empresas com o apoio do poder local.
A um nível mais geral, o projeto no domínio da inovação visou a criação de centros de inovação (hubs) nos municípios, envolvendo o tecido produtivo local, universidades, investidores, cientistas, estudantes e particulares.
A ideia era interligar estes centros, constituindo uma rede transnacional para a inovação, que permitisse, entre outros aspetos, alimentar as empresas com informação, atrair conselheiros, promover o encontro entre investidores e inovadores, fomentar um ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial através da investigação, da inovação e tecnologia e promover o empreendedorismo nas escolas.
De referir que o Programa INTERREG IVC é um programa de cooperação inter-regional que visa a partilha de conhecimento e experiência entre parceiros (associações ou entidades públicas) de diferentes países, com objetivos de desenvolvimento comuns.
Modelo de dinamização da inovação em empresas do concelho de Loures
Conselheiros
LANDMARK - Compras Públicas Mais Justas e Sustentáveis
O LANDMARK foi um projeto internacional cofinanciado pela União Europeia (Programa Atores Não Estatais e Autoridades Locais, gerido pela EuropeAid) e foi desenvolvido com base numa parceria entre sete organizações europeias, incluindo municípios, governos regionais e organizações especializadas nacionais e internacionais.
A abordagem do LANDMARK concentrou-se nas práticas de compra de autoridades públicas na Europa, em especial as autarquias locais. Canalizar o seu poder de compra para produtos e serviços produzidos em condições justas e equitativas terá um impacto considerável na melhoria das cadeias globais de fornecimento.
O Projeto LANDMARK foi implementado durante três anos (abril 2011 a março 2014).
Consulte aqui o sítio do projeto
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)