saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Turismo

Visitar Loures / Visit Loures / Visitar Loures

 

Eventos


Os nossos eventos são a forma que escolhemos para comemorar e mostrar a nossa singularidade, a forma como nos promovemos e desenvolvemos, o nosso orgulho local. Estamos focados num conjunto de eventos de prestígio, que nos permite posicionar Loures como um destino dinâmico e ativo. Graças à sua importância económica e sociocultural, o turismo de eventos, é colocado como um forte aliado para o desenvolvimento turístico da nossa região.

 

Carnaval Saloio | fevereiro

É um dos mais antigos e afamados carnavais do País. Tem início na noite de sábado, com a cerimónia de apresentação dos Reis do Carnaval. Durante vários dias são organizados bailes. No domingo e terça-feira o Corso carnavalesco, cada ano com uma temática diferente. O último dia, Quarta-feira de Cinzas, encerra com o enterro do “Ocarário” e a leitura do testamento do Rei do Carnaval de Loures.

 

Arinto & Sabores Saloios | junho 

Arinto & Sabores Saloios é o nome da mostra de vinho realizada junto ao Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas. Bucelas vive experiências sensoriais. Provas comentadas, vinho a copo, degustação de produtos saloios, animação de rua, sushi com Arinto, harmonizações de sabores, conversas sobre vinho, música e muitas outras surpresas esperam por si. Esta mostra de vinho arinto e de sabores saloios pretende ser um ponto de encontro de pessoas que gostam de associar sabores ao melhor que a região demarcada de Bucelas tem para oferecer: património, cultura e natureza.

 

Festival do Caracol Saloio | julho 

Evento gastronómico de grande notoriedade em todo o país, sendo já considerado como um dos melhores e maiores eventos do género. Proporciona a oportunidade de degustar pratos originais, confecionados com gastrópodes. De referir que, em 2009, o Município de Loures entrou, no Guinness Word Records com o “Maior Tacho de Caracol do Mundo”, em 2013 regista a marca Loures, Capital do Caracol.

 

Festas de Loures | julho 

A celebração do aniversário do concelho, a 26 de julho, faz-se através de surpreendentes momentos culturais, onde a música e os grandes concertos convidam a visitar a cidade, os espetáculos vão surgindo em vários locais da cidade e a tradição manifesta-se autêntica, trazendo a Loures milhares de visitantes.

 

Wine Sunset | setembro 

Um encontro memorável entre o pôr-do-sol e os produtores das Regiões Demarcadas do Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares. Dos mais simples curiosos ou enófilos mais conhecedores, poderão apreender dicas e conselhos sobre o consumo de vinhos, assim como as suas especificidades. Não vão faltar os sabores e um ambiente requintado num fim de tarde cheio de surpresas, que não vai querer perder!

 

Feira Setecentista | setembro 

Este momento histórico baseia-se na bênção dos sinos e estátuas que foram colocadas no Convento de Mafra. Naquela época, Santo Antão do Tojal recebia a navegação que subia pelo rio Trancão. Esta via fluvial, que servia de via de comunicação com Lisboa, foi bastante importante para a construção do Convento de Mafra, pois servia para o transporte de materiais pesados. Assim aconteceu com as estátuas e os sinos, que foram transportados até esta freguesia. Aqui foram descarregados e benzidos pelo primeiro Patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida, num evento com grande pompa.

 

Festa do Vinho e das Vindimas | outubro 

A Festa do Vinho e das Vindimas é um dos maiores acontecimentos de cariz associativo do concelho de Loures, atraindo, todos os anos, milhares de visitantes. Bucelas acolhe esta festa, num espaço privilegiado de divulgação das artes e ofícios tradicionais, ligados à vitivinicultura. O Desfile Etnográfico, é o ponto alto desta iniciativa, recriando todo o processo da cultura da vinha e do fabrico do vinho.

 

Festival de Gastronomia à Saloia | novembro

Este Festival mostra a nossa cultura, os nossos antepassados e a forma como a gastronomia e a festa Saloia acontecia, em Loures. Vários restaurantes do concelho concentram-se para nos proporcionar as mais variadas iguarias, confecionadas à moda Saloia.

 

Mercado de Natal | dezembro 

Em Loures, o Natal é vivido no centro da cidade, com um mercado de artesanato, feira do queijo, fumeiro e doçaria, espaço infantil, atuações musicais e muitas outras atividades, onde não pode faltar a presença do Pai Natal.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)