O auditório Tomás Noivo, em Bucelas, recebeu, dia 26 de maio, um debate subordinado ao tema Recuperação das linhas de água, inserido no Loures em Congresso.
Ainda antes do início do debate, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma caminhada por Bucelas, ao longo do rio Trancão e dos pontos onde foram efetuados os trabalhos de limpeza por parte da Junta de Freguesia de Bucelas. Recordar que a limpeza do Trancão, em Bucelas, foi feita em estreita colaboração entre esta entidade e a Câmara Municipal de Loures, Associação de Beneficiários de Loures, empresários da região e proprietários dos terrenos contíguos à linha de água.
Chegados ao auditório, Élio Matias, presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, explicou todo o processo e trabalho técnico efetuado na zona.
“Nunca me conformei com o facto dos bucelenses viverem de costas voltadas para o Trancão devido à poluição extrema de que este sofria. Todos se lembram do mau cheiro e das pragas de melgas e mosquitos que se faziam sentir. Só com a Expo’ 98 é que se começou a fazer qualquer coisa, mas ainda assim custava-me entrar em Bucelas e ver o estado de abandono a que o Trancão estava votado”, referiu.
A limpeza do Trancão teve início em setembro de 2014, junto à foz do rio do Boição, estendendo-se, numa primeira fase, até junto da Areipor – Areias Portuguesas (cerca de 600 metros), empresa parceira deste projeto de intervenção. A segunda fase da obra estendeu-se por mais dois mil metros de área, prosseguindo da Areipor até à ETAR, terminando a terceira fase na ponte do Furadouro, na entrada de Bucelas.
O objetivo, de acordo com Élio Matias, é prevenir cheias, limpar as margens e controlar infestantes, assim como efetuar o desassoreamento e identificar e estabilizar os pontos críticos.
Loures em Congresso debate Espaço Urbano e Ambiente
Espaço Urbano e Ambiente é a temática do Loures em Congresso que estará em discussão até dia 31 de maio.
Tiago Matias, vereador com o pelouro do ambiente da Câmara de Loures abriu a sessão sobre a Recuperação das linhas de água – inserido na temática semanal – lançando para a discussão algumas questões. Entre elas, “em que medida a limpeza de linhas de água pode contribuir para a valorização ambiental do concelho e qual o benefício para as suas gentes? Espero que possamos chegar ao final deste debate com algumas certezas”, acrescentou.
A sessão continuou com os convidados das câmaras de Santarém e de Oeiras e ainda do EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves (estuário do Tejo), que partilharam todo o trabalho de recuperação e reabilitação de linhas de água que tem sido levado a cabo naquelas regiões.