Loures em Congresso

Recuperação das linhas de água

28.05.2015

O auditório Tomás Noivo, em Bucelas, recebeu, dia 26 de maio, um debate subordinado ao tema Recuperação das linhas de água, inserido no Loures em Congresso.

• Recuperação das linhas de água

Ainda antes do início do debate, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma caminhada por Bucelas, ao longo do rio Trancão e dos pontos onde foram efetuados os trabalhos de limpeza por parte da Junta de Freguesia de Bucelas. Recordar que a limpeza do Trancão, em Bucelas, foi feita em estreita colaboração entre esta entidade e a Câmara Municipal de Loures, Associação de Beneficiários de Loures, empresários da região e proprietários dos terrenos contíguos à linha de água.

Chegados ao auditório, Élio Matias, presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, explicou todo o processo e trabalho técnico efetuado na zona.

“Nunca me conformei com o facto dos bucelenses viverem de costas voltadas para o Trancão devido à poluição extrema de que este sofria. Todos se lembram do mau cheiro e das pragas de melgas e mosquitos que se faziam sentir. Só com a Expo’ 98 é que se começou a fazer qualquer coisa, mas ainda assim custava-me entrar em Bucelas e ver o estado de abandono a que o Trancão estava votado”, referiu.

A limpeza do Trancão teve início em setembro de 2014, junto à foz do rio do Boição, estendendo-se, numa primeira fase, até junto da Areipor – Areias Portuguesas (cerca de 600 metros), empresa parceira deste projeto de intervenção. A segunda fase da obra estendeu-se por mais dois mil metros de área, prosseguindo da Areipor até à ETAR, terminando a terceira fase na ponte do Furadouro, na entrada de Bucelas.

O objetivo, de acordo com Élio Matias, é prevenir cheias, limpar as margens e controlar infestantes, assim como efetuar o desassoreamento e identificar e estabilizar os pontos críticos.

Loures em Congresso debate Espaço Urbano e Ambiente

Espaço Urbano e Ambiente é a temática do Loures em Congresso que estará em discussão até dia 31 de maio.

Tiago Matias, vereador com o pelouro do ambiente da Câmara de Loures abriu a sessão sobre a Recuperação das linhas de água – inserido na temática semanal – lançando para a discussão algumas questões. Entre elas, “em que medida a limpeza de linhas de água pode contribuir para a valorização ambiental do concelho e qual o benefício para as suas gentes? Espero que possamos chegar ao final deste debate com algumas certezas”, acrescentou.

A sessão continuou com os convidados das câmaras de Santarém e de Oeiras e ainda do EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves (estuário do Tejo), que partilharam todo o trabalho de recuperação e reabilitação de linhas de água que tem sido levado a cabo naquelas regiões.