Loures em Congresso

Segurança: a importância do trabalho em rede

21.05.2015

Na semana em que o Loures em Congresso debate a Segurança e Proteção Civil, o presidente da Autarquia, Bernardino Soares, visitou, dia 18 de maio, quatro esquadras da PSP no concelho.

• Segurança: a importância do trabalho em rede

Bernardino Soares e o novo comandante da Polícia Municipal, Paulo Morgado, acompanhados por Resende da Silva, comandante da Divisão Policial de Loures, deram assim início a mais uma semana temática do Loures em Congresso, com um périplo pelas instalações da PSP – esquadras  de Loures, Santo António dos Cavaleiros, Camarate e São João da Talha –, onde ficaram a conhecer as condições físicas das esquadras da PSP, e o trabalho desenvolvido por esta força de segurança que, apesar da falta de meios e de efetivos, tem conseguido revelar grande eficácia no combate à criminalidade e, consequentemente, na sua diminuição.

Falta de meios

Já no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, Bernardino Soares presidiu à reunião do Conselho Municipal de Segurança em que foi discutida a importância do trabalho em rede.

Numa altura em que todas as entidades reclamam a falta de meios humanos e materiais, também a reunião do Conselho Municipal de Segurança incidiu sobre esta temática, salientando a importância do trabalho em rede, não só como forma de combater a criminalidade, mas também trabalhar a área da prevenção na mais diversas vertentes.

“Há hoje uma consciência muito grande de todas as entidades, tanto a nível da prevenção, como da resolução da maioria dos problemas, que estes só são possíveis de serem solucionados com uma entreajuda muito grande de todos os intervenientes”, lembrou Bernardino Soares. O autarca acrescentou que “esse trabalho em rede tem sido muito profícuo e que, em muitos casos, é o que nos vai valendo em relação à falta de meios, porque nos permite, em conjunto, encontrar formas para resolver as situações mais graves. Temos constatado que todas as entidades que intervêm na área da segurança, no nosso concelho, têm uma grande disponibilidade e abertura para essa intervenção em rede, e isso deve ser incentivado e preservado.”

Bernardino Soares reiterou ainda o compromisso de que o Município continuará a intervir “dando mais vida aos núcleos urbanos, apoiando as forças que intervêm na área da segurança das populações, e promovendo a entreajuda na área social, para que haja, não só um maior sentimento de segurança, como, efetivamente, ela exista mesmo”.