A aprovação da candidatura a este concurso, operado pela Secretaria-Geral do Ambiente e Ação Climática e financiado pelo EEA Grants Portugal, representa um financiamento de 62% do valor total do investimento.
O ReNaturAdapt é um projeto que assenta em três pilares: o Re (renaturalizar), que consiste num conjunto de intervenções de renaturalização das linhas de água, que promovem o reforço da capacidade de adaptação do território às alterações climáticas; o Natur (natureza) que dinamiza um conjunto de ações com vista a aproximar a população da Natureza (mais concretamente das linhas de água) e o Adapt (adaptar) que preconiza a disseminação do projeto com enfoque nas técnicas utilizadas para uma eficaz adaptação às alterações climáticas.
Este projeto procura não só adaptar o território, mitigando vulnerabilidades, mas também envolver a população nessa missão. A nível municipal, enquadra-se no Plano Estratégico de Recuperação de Linhas de Água e no futuro Plano de Ação Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.
De referir que foram submetidas 68 candidaturas e apenas 16 foram escolhidas para financiamento.