Ir para o Conteúdo

Estratégias locais para um processo participado

A promoção da saúde em destaque no Loures em Congresso

04.05.2015

Refletir sobre as diversas formas de promover a saúde a nível local, foi o que levou a Autarquia a convidar várias entidades para o debate Promoção da Saúde, um Processo Participado, que decorreu, dia 28 de abril, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.


Integrada na semana da Coesão Social e Integração do Loures em Congresso, esta reflexão teve como objetivo ouvir estruturas locais e nacionais sobre questões relacionadas com a promoção da saúde, quer a nível individual, quer em contexto escolar ou de trabalho, e retirar, das experiências relatadas, noções básicas para a elaboração de estratégias locais para a promoção de estilos de vida saudáveis.

“Sairemos daqui com ideias mais clarificadas e precisas sobre aquilo que é preciso fazer em conjunto, nomeadamente a Autarquia, as instituições locais e as entidades que têm responsabilidade nesta matéria. Embora saibamos que a questão da saúde não é competência do Município, na área da prevenção, dos cuidados primários e da educação para a saúde podemos contribuir e ajudar a fazer a diferença”, referiu a vereadora Maria Eugénia Coelho, na abertura do debate.

A aposta na educação para a saúde tem vindo a ser implementada em algumas escolas do concelho, contudo ainda há um longo caminho a percorrer nesta área, acrescentou Sérgio Pombeiro, representante da Escola Secundária de Camarate: “São cada vez mais necessárias parcerias, pois nós não temos forma de trabalhar uma área tão grande, com tão poucos recursos”.

Assegurar o trabalho em rede, através de equipas multidisciplinares, partilhando recursos físicos, laboratoriais e, sobretudo, humanos, de forma a garantir a implementação de uma estratégia local abrangente, integrada e participada, foram algumas conclusões retiradas desta reflexão sobre a promoção da saúde.

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora