Loures em Congresso debate a integração

Natação adaptada: da diferença ao sucesso

29.04.2015

O Museu de Cerâmica de Sacavém abriu portas, dia 27 de abril, aos atletas paralímpicos da GesLoures para uma conversa informal sobre o percurso que os conduziu ao sucesso.

A iniciativa, integrada na semana da Coesão Social e Integração do Loures em Congresso, contou com a participação de David Grachat, Leila Marques, Mannie NG e Nuno Vitorino. Estes atletas, formados pela GesLoures na modalidade de natação adaptada, são um exemplo de sucesso pessoal, profissional e desportivo: “São pessoas que, quando têm problemas, se centram na solução e não no problema”, referiu Mário Cardoso, chefe do Departamento Técnico e da Atividade Física desta empresa municipal.

“É por demais evidente que o desporto é um veículo, por excelência, de integração da pessoa com deficiência na sociedade civil. Nós temos a felicidade de ter na nossa comunidade um clube que se dedica à formação de desportistas, particularmente de desportistas com deficiência”. Foi com base nesta premissa que, há quinze anos, Carlos Mota, técnico da GesLoures, recentemente distinguido pela Associação de Técnicos de Natação com o galardão de Treinador do Ano, aceitou o desafio de treinar, exclusivamente, atletas paralímpicos, na modalidade de natação adaptada, ajudando-os a transformar-se em desportistas de excelência, de nível nacional, europeu e mundial.

Presentes em todos os Jogos Paralímpicos, Campeonatos da Europa e do Mundo desde 2000, David Grachat, Leila Marques, Mannie NG e Nuno Vitorino tornaram-se atletas de referência em Portugal e levaram mais longe o nome do concelho. Um percurso feito de muito trabalho, esforço, dedicação mas, sobretudo, de determinação, só possível com a ajuda de todos os que fazem parte da ‘família’ GesLoures.