A Câmara Municipal de Loures irá apoiar mais 18 associações culturais, juvenis e desportivas do concelho, com o propósito de minorar os “graves constrangimentos provocados pela pandemia de COVID-19, ao nível do seu funcionamento e atividade”.
Esta deliberação foi aprovada na reunião camarária, que se realizou no dia 21 de outubro, e surge na sequência de uma outra proposta, aprovada no passado mês de setembro, no âmbito da qual foram atribuídos apoios a 61 associações.
Estão em causa dois tipos de comparticipações financeiras: pelos valores despendidos em pagamentos de água, eletricidade e gás, e pelos valores gastos em pagamentos de rendas de instalações que sirvam de sede.
Estas medidas de apoio financeiro excecional às associações, no âmbito da pandemia de COVID-19, têm previsto um valor máximo global de 170 mil euros. A sua concessão é considerada, pela Câmara Municipal de Loures, como “imperiosa e urgente para a viabilidade e retoma da atividade associativa das entidades”.
Também na reunião de dia 21 de outubro foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro a cinco associações que contribuíram, nos festejos de Carnaval de 2020, para a revitalização de uma antiga prática cultural: as cegadas.