Ir para o Conteúdo

Abertura prevista para final de 2021

Nova Unidade de Saúde de Santa Iria de Azóia em construção

12.10.2020

Já estão em curso as obras da futura Unidade de Saúde de Santa Iria de Azóia, um equipamento que servirá 21 mil utentes e tem abertura prevista para o final do próximo ano.

  • centro saúde santa iria out 20201
  • centro saúde santa iria out 20202
  • centro saúde santa iria out 20203
  • centro saúde santa iria out 20204
  • centro saúde santa iria out 20206
  • centro saúde santa iria out 20207

 

O presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, marcou presença, no dia 10 de outubro, no local onde está a ser edificada a Unidade de Saúde, destacando que esta obra apenas avança “pela persistência da população” e “pela pressão do Município sobre o Ministério da Saúde”.  

 

Segundo o autarca, este projeto traduz a persistência da população, “que nunca deixou que esta reivindicação fosse esquecida”, e também o facto “de este assunto ter sido sempre considerado uma prioridade para este Executivo Municipal”. 

 

“O Município assumiu a obra, cedeu o terreno, e entrou com cerca de um milhão de euros para a sua concretização”, afirmou o presidente. “Esperemos que este novo centro de saúde seja acompanhado pelo reforço de meios de diagnóstico, médicos e enfermeiros, que são indispensáveis para o seu bom funcionamento”, frisou.

 

Bernardino Soares referiu, ainda, que estão a decorrer processos para a construção de outros centros de saúde, designadamente o do Catujal e o de Santo Antão do Tojal, com os respetivos projetos em curso. 

 

Por parte da Comissão de Utentes da Saúde de Santa Iria de Azóia, o sentimento era de “imensa alegria”. José Lourenço, membro da comissão e presidente da junta de freguesia em 1986, relembra “a luta tremenda”, já naquela altura, que culminou com grandes manifestações em frente ao Ministério da Saúde, entre 2014 e 2015. “Finalmente vamos ter um centro de saúde, no local perfeito, com condições dignas para a população de Santa Iria”. 

 

Com um valor de dois milhões e oitocentos mil euros, o futuro equipamento que está a nascer no Bairro Terra dos Frades (em frente ao Mercado de Santa Iria de Azóia), conta ainda com o financiamento de um milhão de euros da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e de 800 mil euros de fundos comunitários. 

 

A nova Unidade de Saúde de Santa Iria de Azóia servirá cerca de 21 mil utentes e abre portas no final do próximo ano. 

 

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora