Ir para o Conteúdo

Economia e Inovação

Visita à empresa DPD PORTUGAL

24.02.2020

A DPD PORTUGAL – TRANSPORTE EXPRESSO, S.A. recebeu, no dia 19 de fevereiro, a visita do presidente da Câmara Municipal de Loures, integrada no âmbito da estratégia de acompanhamento e proximidade do tecido económico do concelho que a Autarquia tem vindo a promover.

 

Líder no transporte de encomendas expresso a nível nacional, a DPD PORTUGAL é um grupo logístico especializado no transporte da pequena encomenda, presta serviços postais, e assegura, na qualidade de transportador público rodoviário de mercadorias e comissário de transporte, a receção, o transporte e a entrega de volumes e documentação, tanto em Portugal, como no estrangeiro.

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, foi recebido pelo CEO da empresa, que começou por apresentar uma visão global do DPDgroup, rede internacional de entregas do Grupo La Poste, principal acionista da DPD, o segundo maior operador da Europa e o terceiro no mundo. Olivier Establet mostrou-se muito satisfeito com esta nova e ambiciosa etapa da empresa, resultante da fusão entre a Chronopost e a SEUR, que aconteceu em setembro do ano transato. A DPD tem na sua prioridade servir o mercado nacional, realizando negócios B2B (business-to-business) e apostando, cada vez mais, no B2C (business-to-customer), no serviço doméstico. Na sua rede de pontos, a empresa tem 42 mil pontos pickup em toda a Europa, nomeadamente, em 27 países, permitindo que 95% da população esteja a menos de 15 minutos de um ponto pickup, bem como sejam expedidos 100 milhões de encomendas na rede, tal como aconteceu em 2019. Além da Europa, a DPD também operada noutros países, nomeadamente, Brasil, África do Sul, Índia, entre outros.

O CEO destacou o âmbito da atividade da DPD em Portugal que, com a fusão das duas empresas, vai criar um grupo com entregas de 22 milhões de encomendas, mais de 650 pontos pickup, 1400 especialistas e mais de 600 circuitos de distribuição. O compromisso com o negócio sustentável é outra das prioridades da empresa, através do programa DrivingChange, que incide em quatro premissas que marcam a diferença no âmbito da entrega de encomendas: reduzir e neutralizar a pegada de carbono; disponibilizar soluções de entrega urbana mais inteligentes e eficientes; promover a inovação nas vertentes internas e externas; e estabelecer ligações com significado nas comunidades onde opera. Segundo Olivier Establet, “até 2021, as encomendas serão entregues através de veículos alternativos”.

O presidente da Autarquia de Loures agradeceu a disponibilidade da empresa e explicou o motivo desta visita: “Introduzimos uma política de proximidade com o tecido empresarial do concelho, no sentido de conhecer a realidade e os problemas das empresas, bem como encontrar boas soluções para as suas necessidades”. “Queremos que as empresas desenvolvam o seu negócio no nosso concelho, pois temos um território muito atrativo, com boas acessibilidades e vantagens competitivas relativamente a outros concelhos”, destacou Bernardino Soares. O autarca fez ainda referência ao serviço da Agência de Investimento, Loures Investe, bem como ao Ecossistema de Inovação, Loures INOVA, salientando a cativação de investimento no território, bem como a resolução de problemas das empresas que já se encontram sediadas no concelho. Sendo o concelho de Loures um ponto de convergência, Bernardino Soares sublinhou ainda a importância das parcerias que o Município estabelece com várias entidades do ensino superior, na procura de soluções para o desbloqueamento dos problemas das empresas.

 

O futuro da DPD PORTUGAL

No decorrer da visita, e respondendo a uma dificuldade manifestada por Olivier Establet, que se prende com o recrutamento e a dificuldade em atrair pessoas para trabalhar na DPD, resultante da fraca rede de transportes públicos, o presidente da Câmara de Loures anunciou que foi lançado o concurso internacional para a nova rede de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), passando a gestão das carreiras a ser feita pelos municípios que compõem a AML, aumentando em mais de 40% a oferta, bem como proporcionando mais meios de deslocação alternativos e melhores condições de acessibilidade.

Olivier Establet elogiou ainda o trabalho de proximidade que a Autarquia está a desenvolver junto das empresas e perspetivou o futuro da DPD PORTUGAL, naquele que é um “concelho estratégico para a malha urbana”. A empresa prepara-se para investir cerca de 25 milhões de euros num novo centro logístico para começar a operar em 2021, considerado o “maior do país”. O novo hub de triagem para a zona da Grande Lisboa, incluindo a zona Sul, prevê uma área estimada de 13 mil metros quadrados, bem como a concentração da sede social da empresa, que atualmente se localiza nos Olivais Sul.

A visita às instalações, na estação Lisboa 2, em São João da Talha, foi igualmente acompanhada por diversos responsáveis da empresa. Nesta estação, onde se concentram os escritórios, motoristas e a triagem de encomendas, a empresa conta com 260 colaboradores, 131 circuitos de distribuição, 111 200 volumes de entrega, o que representa 1 milhão e 300 mil unidades distribuídas por ano. Em Loures, existem 14 pontos pickup distribuídos pelo concelho.

Em 2017, a DPD PORTUGAL teve uma faturação de 66 milhões de euros.

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora