Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte

Logística da Indústria Agroalimentar em debate

21.02.2020

O Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte recebeu, no dia 20 de fevereiro, a 2.ª Conferência de Logística da Indústria Agroalimentar.

• conferência agroalimentar1
  • Conferência agroalimentar2

O evento, organizado pela Supply Chain Magazine, com o apoio da Câmara Municipal de Loures, Loures Inova e do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), teve como principal tema de debate a Eficiência na Cadeia de Abastecimento das Indústrias Agroalimentares.
Presente na sessão de abertura esteve o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, que destacou a iniciativa como uma oportunidade para “partilhar experiências e debater os problemas do setor agroalimentar”.
“Trata-se de uma área importante a nível nacional e é, sem dúvida, estratégica para o Município de Loures. Esta conferência irá dar-nos, certamente, pistas para o nosso trabalho futuro, para a nossa interação com as empresas e para a nossa relação com o tecido económico”.
Bernardino Soares alertou, ainda, para o facto de, atualmente, a sociedade ter “maiores exigências em relação à segurança alimentar e à diversificação e especificidade de produtos”, o que leva a que “os padrões de consumo sejam bastante diferentes daqueles que tínhamos há 20 anos”.
O presidente da Câmara abordou também as questões de sustentabilidade e de organização das cidades “que levam a que seja necessário encontrar formas eficazes e menos impactantes em termos ambientais do fluxo de tráfego”, de modo a encontrar o “equilíbrio entre o espaço para a produção e o espaço para a logística e para a distribuição”.
A sessão de abertura contou, ainda, com a presença de Rui Paulo Figueiredo, presidente da SIMAB – Sociedade de Instalação de Mercados Abastecedores, que caracterizou a iniciativa como “um ponto de reflexão e de encontro, que permite levar novas ideias, sendo bastante enriquecedor para quem participa”.
Desafios dos mercados abastecedores, segurança alimentar e qualidade, o papel da logística na internacionalização, inovação, competitividade e sustentabilidade foram alguns dos temas em debate ao longo de todo o dia.