Ir para o Conteúdo

Atividades económicas

Hovione inaugura novo edifício em Loures

23.01.2020

A Hovione Farmaciência S.A., inaugurou, no dia 22 de janeiro, um novo edifício no complexo industrial de Loures, num investimento de cerca de 23 milhões de euros que irá permitir a criação de mais quatrocentos postos de trabalho no concelho. 

 

  • hoione1
  • hoione2
  • hoione3
  • hoione4
  • hoione5
  • hoione6
  • hoione7

 

 

A inauguração contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, entre outros convidados. Teve início com uma visita ao novo edifício onde funcionam agora laboratórios, escritórios e algumas áreas sociais da empresa. Uma obra que permitiu reorganizar espaços nos restantes edifícios deste complexo industrial, libertando espaço para as áreas de produção. 

Guy Villax, administrador delegado, começou por lembrar que a “Hovione é uma casa que cresce e leva saúde às pessoas há mais de 60 anos”. Que são o maior inventor português e a empresa privada que emprega e forma mais doutorados em Portugal. 

“Estamos a crescer a um ritmo de 11% ao ano” revelou o administrador, lembrando alguns dos mais recentes investimentos como o novo centro de investigação no Lumiar, a duplicação “da capacidade do centro de investigação que temos em Nova Jersey e ainda a aquisição de um terreno de 40 hectares no Seixal para instalar uma nova fábrica”.  

Guy Villax fez ainda questão de salientar o apoio da Câmara Municipal de Loures, afirmando que se trata de uma Autarquia “que percebe a pressão do mercado e entende a velocidade que é preciso ter para vencer a concorrência. Temos com esta Câmara um diálogo informado e construtivo, com pessoas que são pontos de interface eficazes e que acrescentam verdadeiro valor”.

Para Bernardino Soares, “esta declaração da Hovione corresponde a uma política que temos vindo a seguir, com todas as empresas do concelho e com outros que querem aqui investir, que se tem traduzido em investimentos muito significativos, em ampliação ou novas unidades, com a criação de postos de trabalho”.

António Costa, recorda que a competitividade das empresas passa por acrescentar valor “aos produtos que vendemos e aos serviços que prestamos”, lembrando que para isso “é essencial apostar no capital humano”. 

“E só alinhando as políticas públicas, com a capacidade de as empresas investirem cada vez mais na contratação e valorização dos seus recursos humanos, na investigação e inovação tecnológica, e ainda na internacionalização, é que podemos crescer de modo sustentado”, reiterou. 

Da mesma forma, Bernardino Soares recordou, à saída, que a Autarquia “quer desenvolvimento, criação de postos de trabalho, sobretudo numa área altamente desenvolvida e tecnológica como é a produção de medicamentos. E, portanto, apoiar as empresas que querem desenvolver o seu trabalho, ampliar a sua capacidade de contratar mais gente aqui no nosso concelho, é uma prioridade”. 

No que diz respeito ao trabalho do Município nesta área, relembra que, entre 2017 e 2019, “apoiámos, através do nosso serviço de economia, cerca de 600 milhões de euros de investimento e 3500 postos de trabalho criados”, estando já em tratamento “cerca de 1200 milhões de euros de potencial investimento para os próximos dois anos, com a possível criação de 1600 postos de trabalho”, concluiu, reafirmando a importância desse trabalho “para o desenvolvimento do concelho”.

 

A Hovione Farmaciência S.A.

Com mais de seis décadas de experiência, a Hovione é uma empresa familiar que investiga e desenvolve processos químicos e produz princípios ativos para indústria farmacêutica mundial. 

Com cinco fábricas em Portugal, Estados Unidos da América, Macau, China e Irlanda, emprega, só no complexo industrial em Loures, mais de 600 trabalhadores e exporta os seus produtos para os mercados mais exigentes de todo o mundo. 

 

 

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora