O novo abrigo, instalado no Parque das Tinalhas, em Loures, vem resolver um problema de insalubridade existente junto a uma bateria de contentores dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR), onde ao longo dos tempos foram sendo colocados abrigos e alimentadores improvisados.
Este abrigo junta-se ao primeiro a ser instalado em Loures, na Praça de Timor, que veio criar boas condições para a colónia ali existente, assim como resolver a insatisfação dos vizinhos com as soluções de abrigos improvisados.
A instalação de abrigos para colónias sinalizadas e intervencionadas tem como objetivo a resolução de situações de insalubridade, bem como a promoção de boas-práticas junto dos cuidadores, constituindo-se como uma medida de promoção do bem-estar animal.
Os locais de instalação são identificados pelas juntas de freguesia, em articulação com os serviços da Unidade de Serviços de Veterinário Municipal e os cuidadores, competindo à Câmara Municipal de Loures o fornecimento do abrigo e à junta de freguesia assegurar a instalação e o arranjo envolvente.
No âmbito do programa CED – Aqui há gato! –, que atualmente abrange cerca de 150 colónias, 1400 animais recenseados, 40 cuidadores inscritos e quase 500 animais já esterilizados, tem-se procurado também dar resposta às questões de salubridade e limpeza que, muitas vezes, se colocam nas colónias que existem em espaço urbano.
No dia 9 de janeiro, o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares e Paulo Piteira, respetivamente, e a presidente da Junta de Freguesia de Loures, Orlanda Rodrigues, visitaram o novo abrigo do Parque das Tinalhas, a fim de conhecerem a instalação, bem como os seus novos moradores. Presentes nesta visita estiveram também Marta Rosa, responsável pelo abrigo, bem como outros cuidadores.