Associação CLICK Positivo

Animal Fest no Parque Adão Barata

11.09.2019

O Parque Adão Barata, em Loures, recebeu, no dia 8 de setembro, a quarta edição do Animal Fest, evento solidário organizado pela Associação CLICK Positivo.

Demonstrações de cães, palestras temáticas, diversões caninas, encontro de raças, concursos e sorteios, jogos tradicionais, comércio solidário, associações de proteção animal, animação infantil e street food, foram algumas das atrações da edição 2019 do Animal Fest, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Loures.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Loures marcou presença no festival e começou por valorizar o evento, bem como o papel que a Associação CLICK Positivo tem no nosso concelho, “não apenas na organização desta iniciativa, mas também no trabalho que vai desenvolvendo na associação e de colaboração com a Câmara Municipal de Loures, que se tem traduzido em ações concretas, nomeadamente, no ponto de vista da sensibilização e do trabalho pré e pós adoção, além também da formação que tem dado aos nossos funcionários municipais e que muito valorizamos”.

“Esta iniciativa já vai na quarta edição e tem crescido em animação, oferta, e qualidade e queremos que ela seja uma referência não só no concelho de Loures, mas também na região”, salientou Paulo Piteira, referindo-se de seguida às preocupações com a saúde e o bem-estar animal, que têm crescido na sociedade portuguesa, “havendo maior sensibilização para as questões dos animais de estimação”.

De acordo com a atividade municipal, o autarca enumerou ainda algumas das medidas de valorização da ação da Autarquia: “Aumentámos a capacidade do nosso canil municipal em cinquenta por cento; abrirá este ano uma sala de cirurgias; melhorámos as condições da sala de vacinação do Município; encontram-se a decorrer as obras para a abertura do gatil e estamos a trabalhar também num novo projeto com o intuito de criar o novo Centro de Recolha Oficial para o concelho. Para este trabalho contamos muito com os protocolos estabelecidos e a estabelecer com várias associações. Uma delas é a CLICK Positivo, com quem temos o prazer de trabalhar com o propósito do bem-estar animal e de uma melhor qualidade de vida para a nossa comunidade”, concluiu.

Tânia Carvalho, vice-presidente da Associação CLICK Positivo, enalteceu a realização da quarta edição do Animal Fest: “Preparámos este evento com empenho e dedicação para os vossos patudos, com muita atividade, diversão e também aprendizagem”.

As receitas recolhidas vão reverter a favor de algumas associações que participaram na iniciativa, tendo algumas delas feito as suas próprias vendas solidárias.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Loures assinou, em maio deste ano, um protocolo de colaboração, no âmbito da proteção animal, com a Associação CLICK Positivo, cujo grande objetivo é estimular a adoção dos animais que estão ao cuidado do Município. A associação tem a seu cargo o acompanhamento dos animais alojados no Centro de Recolha Oficial de Loures (CRO), e a colaboração inclui a realização de formações, destinadas aos funcionários do CRO e a adotantes, assim como ações de sensibilização em escolas do concelho.