Biblioteca Municipal José Saramago

Inaugurada exposição de escultura de Ricardo Passos

12.07.2019

Os Saloios. Tradições populares é o título da exposição de escultura da autoria de Ricardo Passos, inaugurada a 11 de julho, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.

• ricardo_passos_bmjs1
  • ricardo_passos_bmjs2
  • ricardo_passos_bmjs3
  • ricardo_passos_bmjs4

Esta exposição, constituída por pequenas figuras em cerâmica policromada, é dedicada às profissões, atividades e costumes característicos da região saloia.

A coleção, concebida a convite da Autarquia para retratar a sociedade saloia, exigiu um profundo trabalho de pesquisa e faz parte do acervo municipal. Em 2005, a Câmara editou Loures, uma terra de gente generosa, livro que integrou as imagens das figuras trabalhadas por Ricardo Passos.

Artista plástico multifacetado, Ricardo Passos participou, até à data, em cerca de duas centenas de exposições, individuais e coletivas, um pouco por todo o mundo. Residente no concelho de Loures, Ricardo Passos está representado em várias coleções pessoais e institucionais, tendo alcançado várias distinções em Portugal e no estrangeiro.

A inauguração contou com a presença de Ivone Gonçalves, vereadora da Câmara Municipal de Loures.

De entrada livre, a exposição estará patente até ao dia 21 de setembro. As visitas decorrem de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 18h00.