Até 28 julho

Já começou mais uma edição do Festival do Caracol Saloio em Loures

12.07.2019

Já teve início a 20.ª edição do Festival do Caracol Saloio, o maior evento gastronómico do género ao nível nacional. Até ao próximo dia 28 de julho, a cidade de Loures espera receber mais de 100 mil visitantes e apreciadores do famoso gastrópode.

Promovido pela Câmara Municipal de Loures, o Festival do Caracol Saloio 2019 começou no dia 11 de julho e conta com a participação de dez tasquinhas, onde os apreciadores do popular gastrópode poderão saborear mais de meia centena de especialidades.

Além dos tradicionais caracóis cozidos e caracoletas assadas, os visitantes vão poder deliciar-se com pratos tão diversos como Fusilli de caracoleta, Caçarola de caracoleta à lourense, Caracoleta à Brás, Açorda de Caracol, Caril de Caracóis, Caracoleta à Bulhão Pato, Feijoada de Caracoleta, Chili de Caracoleta, Espetada de Caracoleta à Setubalense, Caracoleta com Beringela, Cachupa de Caracoleta à Moda de Cabo Verde, entre outros, não faltando os doces também confecionados com caracóis.

A abertura do evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, que cumprimentou, um a um, todos os participantes do certame, bem como dos vereadores Gonçalo Caroço, Sónia Paixão, João Calado e António Marcelino, e a presidente da Junta de Freguesia de Loures, Orlanda Rodrigues.

O Festival decorre junto ao Pavilhão Paz e Amizade até 28 de julho, entre as 17h00 e as 24h00 (dias de semana) e das 16h00 às 24h00 (fins de semana), e o programa do evento conta ainda com música, artesanato, street food e animação infantil.

A entrada no Festival do Caracol Saloio é gratuita e o evento conta receber 100 mil visitantes até ao próximo dia 28 de julho, que irão consumir mais de 25 toneladas de caracóis. Os preços variam entre os 5,5 euros para o prato médio de caracóis e os oito euros para os pratos de especialidades.

A grande novidade da edição deste ano reside na eliminação de 200 mil copos descartáveis, que foram substituídos por copos reutilizáveis, por forma a melhorar a pegada ecológica do evento e os seus fatores de sustentabilidade ambiental. Deste modo, o Município de Loures deu um passo importante na defesa do ambiente e na melhoria do Festival, que contou igualmente com o esforço e empenho dos restaurantes e expositores de street food, que são parceiros fundamentais nesta iniciativa.