Câmara reúne com APEE para preparar ano letivo 2019/2020

18.06.2019

A Câmara Municipal de Loures reuniu, nos dias 11 e 12 de junho, com as associações de pais e encarregados de educação das escolas do concelho, para preparar o próximo ano letivo.

• Reuniões com a APEE_1
  • Reuniões com a APEE_2

Uma reunião, presidida pelo vereador responsável pelo Departamento de Educação, Gonçalo Caroço, que começou com a apresentação do vídeo Educação com Arte, que resume o que de melhor se faz no concelho nesta área.

Foram também apresentadas as intervenções a efetuar nos equipamentos escolares, já a partir do verão de 2019.

Na sua grande maioria, são obras que visam aumentar o número de salas de aula e de jardim de infância, de forma a reduzir os horários duplos, no 1.º ciclo, e a dar resposta às listas de espera no pré-escolar; ampliar e remodelar cozinhas e refeitórios para permitir confeção local e melhores condições no serviço de refeições escolares; e ainda, requalificar logradouros e campos de jogos.

No que diz respeito a novos projetos, e tal como já tinha sido anunciado, a partir de 1 de outubro entra em funcionamento um projeto que visa garantir, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, aulas de Adaptação ao Meio Aquático (AMA). Uma parceria com a GesLoures, que irá abranger mais de cinco mil alunos no ano letivo 2019/2020.

Ainda no âmbito dos novos projetos, o Departamento de Educação desafiou as associações de pais e encarregados de educação a colaborar no programa de Ocupação de Tempos Livres (OTL) da Câmara Municipal de Loures, já em 2020. Uma parceria cujo objetivo é tornar o OTL mais abrangente, nomeadamente, ao nível do número de participantes.

As bolsas de material escolar a oferecer aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e às crianças do pré-escolar, bem como o equipamento lúdico-pedagógico que será entregue em todas as escolas, jardins de infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social, também estiveram em análise nesta reunião.

No final, foram levantadas questões sobre o amianto nas escolas e a descentralização de competências, dois assuntos que requerem uma estreita articulação com a tutela, e ainda sobre sistemas de retenção para transporte de crianças em autocarros municipais, situação que, segundo o vereador Gonçalo Caroço, está a ser tratada e ficará solucionada em breve.