Efeméride

Sociedade Recreativa de Casainhos comemorou 75 anos

15.02.2019

A Sociedade Recreativa de Casainhos (SRC) comemorou 75 anos com um almoço que reuniu mais de duas centenas de pessoas.

O almoço-convívio realizou-se no dia 10 de fevereiro na sede da coletividade, na freguesia de Fanhões, e, como é hábito, juntou sócios, amigos e simpatizantes que quiseram festejar mais um ano de existência daquela que é, desde 1944, uma referência na vida da população local.
Joaquim Castelo, presidente da direção da coletividade, recebeu, nos festejos, Bernardino Soares e Jorge Simões, presidentes da Câmara Municipal de Loures e da Junta de Freguesia de Fanhões, respetivamente, que, após o almoço, dirigiram algumas palavras aos sócios da Sociedade Recreativa de Casainhos.
“75 anos de uma coletividade não deve ser assinalado apenas porque é uma data redonda”, começou por dizer Bernardino Soares. “Manter uma casa aberta durante 75 anos e desenvolver atividades em períodos muito diferentes da história do nosso país e da vida do nosso povo, com a dinâmica que continua a ter a sociedade de Casainhos é, de facto, obra de muitas gerações de homens e mulheres que conseguiram com que este trabalho continuasse a ser feito”.
“Casainhos tem uma importância muito grande pelo peso que tem na vida desta comunidade e este aniversário deve ser celebrado como uma valorização de todo o percurso feito até aqui”, continuou o presidente da Câmara.
Para Bernardino Soares, as associações e coletividades “são indispensáveis para a vida do concelho”, sendo, “em muitos casos, o polo aglutinador das pessoas”.
“Temos, por parte do Estado, um quase completo abandono das coletividades de cultura e recreio e dos apoios que seriam devidos para as suas atividades e para os seus investimentos”. Contudo, ressalva o presidente da Câmara, “as autarquias têm tido um papel indispensável na sobrevivência destas associações”, dando o exemplo do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, “através do qual atribuímos, de forma transparente, com critérios conhecidos por todos, as verbas de apoio às atividades e às obras das coletividades e associações”.
“Este ano o regulamento foi revisto e a essa revisão correspondeu, também, um aumento de verba para disponibilizar às associações para que elas possam ter mais atividade”, concluiu.
Joaquim Castelo aproveitou a oportunidade para fazer um balanço do último ano, enumerando as muitas festas, festivais, revistas, bailes e encontros de bandas, conseguindo levar “o nome da nossa freguesia e do nosso concelho fora de portas”.
O presidente da direção agradeceu ainda todo o apoio da Câmara Municipal de Loures e da Junta de Freguesia de Fanhões, referindo que “é essencial e um balão de oxigénio para o dia a dia desta coletividade”.
As comemorações, que contaram com a  presença da vereadora Sónia Paixão, prosseguiram com a homenagem aos sócios e amigos da coletividade e com a atuação da Banda da Sociedade Recreativa de Casainhos.