Atividades económicas

Visita à empresa Condi Alimentar

11.02.2019

No dia 6 de fevereiro, a Câmara Municipal de Loures visitou a unidade produtiva da empresa Condi Alimentar, sedeada em A-das-Lebres, dando assim continuidade ao périplo pelo tecido empresarial do concelho.

Uma empresa 100% portuguesa, com mais de 25 anos de experiência, que, através de uma grande variedade de sobremesas – que vão desde as gelatinas aos pudins –, foi-se consolidando como uma das principais e mais inovadoras marcas no mercado das sobremesas em pó, sendo hoje líder de mercado no segmento das gelatinas sem açúcar.

Acompanhado pela presidente da Junta de Freguesia de Loures, Orlanda Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares, foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração da Condi Alimentar, João Pires, e pela responsável da área de Marketing da empresa, Catarina Batalha.

João Pires começou por apresentar a empresa, que nasceu em 1991, em Alhos Vedros (Moita), destacando que “a empresa surgiu no negócio das especiarias, e mais tarde mudámos a nossa gama e categoria de produtos, situação que nos deu margem para crescer. Hoje somos líderes de mercado nas sobremesas sem açúcar, sendo a marca o valor da nossa empresa”. O presidente do Conselho de Administração da Condi Alimentar referiu ainda que a maior dificuldade reside na distribuição dos produtos”.

No âmbito da estratégia de acompanhamento do tecido empresarial económico do concelho, Bernardino Soares recordou o objetivo desta visita, “que se integra na rotina de visitas periódicas que a Autarquia se encontra a realizar”, no sentido de conhecer melhor a realidade e as atividades que as empresas desenvolvem. “Queremos saber como nos organizamos para trabalhar em parceria com as empresas e perspetivar projetos futuros”, concluiu. Seguiu-se uma visita às instalações fabris.

Condi: uma marca inovadora

Fundada em 1991, a Condi Alimentar centra a sua missão no desenvolvimento de variados produtos inovadores, tais como gelatinas, preparados para bolos, musses e pudins, não esquecendo o seu lado saudável. No início de 2018, a Condi lançou as primeiras sobremesas em pó biológicas – Pudins Bio Condi –, desenvolvidas e fabricadas em Portugal, que oferecem mais opções saudáveis para os consumidores. Ainda no mesmo ano, a empresa inaugurou a sua Academia de Sobremesas, na Kidzania, com o objetivo de dar a conhecer a importância de adotar hábitos de alimentação saudáveis, enquanto as crianças experienciam as diferentes fases de preparação de uma sobremesa. Aqui, as crianças metem “a mão na massa” e descobrem como se preparam os alimentos, quais são os seus benefícios e a sua origem.

Atualmente, a Condi emprega mais de 100 pessoas e conta com uma equipa de Investigação e Desenvolvimento, tendo faturado, em 2018, oito milhões de euros.

No que respeita à área da internacionalização, a empresa tem investido em diversos mercados, nomeadamente, Angola, Cabo Verde e Espanha, estando o volume de negócios na área da exportação a rondar os trinta por cento da faturação.