Novo ano hidrológico

01.10.2018

Outubro marca o inicio do novo ano hidrológico e, por essa razão, o Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a tomada de precaução relativamente a cheias e deslizamentos de terras, apelando à colaboração de todos na prevenção.

• Novo ano hidrológico

O mês de outubro, caracterizado pela altura do ano em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e em que o período mais chuvoso se inicia, representa o começo de um novo ano hidrológico.

Deste modo, o Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais, cheias motivadas pelo transbordo do leito de alguns rios e instabilidade de taludes ou deslizamentos motivados pela perda de consistência do solo.

O Serviço Municipal de Proteção Civil apela à atenção para qualquer uma destas situações, adotando e divulgando as medidas preventivas necessárias, tendo em vista a proteção dos cidadãos, do património e do ambiente.

Limpeza preventiva de sargetas e sumidouros

A Câmara Municipal de Loures alerta também para a importância da limpeza de sargetas e sumidouros como medida preventiva para a época de chuvas.

Com a aproximação da época de condições atmosféricas mais adversas, caracterizada por períodos de chuva, e no sentido de evitar inundações causadas por acumulação de águas pluviais, a Câmara Municipal de Loures alerta a população para a adoção de medidas preventivas que anulem ou minimizem os seus efeitos.
Deste modo, o Município alerta igualmente as juntas de freguesia para a desobstrução de sumidouros, assim como para a limpeza de valetas e outros canais de drenagem, medidas de precaução que irão prevenir situações de cheias, bem como garantir o correto escoamento das águas pluviais provenientes da via pública.

Consulte as medidas de prevenção
comunicado1_novo_ano_hidrologico