A Câmara Municipal de Loures visitou a Copidata, em Vale Figueira, na União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, no dia 21 de fevereiro.
“Decidimos promover esta proximidade às empresas para conhecermos melhor as atividades que desenvolvem e por considerarmos que são fundamentais para a criação de riqueza no concelho”, disse Bernardino Soares. A visita, enquadrada na estratégia de acompanhamento do tecido económico do concelho, contou ainda com a presença do vereador responsável pela área da Economia e Inovação do Município, António Pombinho.
O Executivo Municipal foi recebido por António Brum, diretor-geral da Copidata, que se referiu à diversificação das áreas de negócio, desde a aquisição em 2015 da Etiforma e Lithoformas.
“Com a integração das unidades de negócio da Etiforma e Lithoformas, expandimos o nosso conjunto de soluções, e atualmente desenvolvemos, produzimos e comercializamos diversos artigos de papel, com especial incidência na área de rótulos e etiquetas que é a nossa maior aposta para o futuro. Fornecemos, nomeadamente, grandes farmacêuticas, bem como o mercado de vinhos nacionais”, referiu o diretor-geral da Copidata. “As exportações representam 12 por cento da nossa faturação, para mercados como Espanha, França, Angola, Tunísia e Argélia, mas prevemos um aumento significativo a breve prazo.”
Na área da internacionalização, o presidente Bernardino Soares salientou “o papel ativo da agência municipal Loures Investe, que contribui para que diversas entidades encontrem parceiros com potencial na sua área de atividade”. O vereador António Pombinho referiu-se ainda ao apoio ao desenvolvimento de projetos inovadores, através das parcerias entre os centros de competência e empresas, no âmbito do Ecossistema de Inovação Loures INOVA”.
A Copidata foi fundada em 1970, visando a produção de um novo e revolucionário produto, o formulário em papel contínuo para computador. Ao longo da sua história, incorporou novas gamas de produtos, com especial relevo para os envelopes. É a partir do concelho de Loures que também distribui produtos como bilhética, toalhetes de restauração, envelopes, formulários e produtos gráficos de comunicação.
Atualmente com 163 trabalhadores, é orientada pelos princípios da Gestão da Qualidade, fornecendo produtos e serviços que satisfaçam os clientes, otimizando e simplificando os processos e recursos, e garantindo o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, mantendo uma equipa motivada. Encontra-se certificada segundo as normas ISO 9001, FSC® e PEFC.