Milhares de pessoas encheram as ruas da cidade de Loures, nos dias 11 e 13 de fevereiro, para assistir aos corsos daquele que é já considerado um dos maiores carnavais da região de Lisboa.
Pelas ruas de Loures desfilaram mais de 1500 figurantes e 15 carros alegóricos, num espetáculo de cor, música e alegria, sob o tema Brinca na Folia.
Os grupos deram asas à imaginação e trouxeram, para o corso, temáticas tão variadas como: as Sereias e marinheiros, do Grupo de Carnaval do Infantado e, numa referência ao país do Carnaval, o grupo de Montemor escolheu recordar a Cidade Maravilhosa e a Murteira transformou o palácio do samba numa casa portuguesa. A Mealhada brincou com as Danças, o grupo do Pinheiro de Loures e Sete Casas trouxe os Deuses do Amor e a Manjoeira escolheu o Fogo como tema.
A encabeçar o corso, como habitualmente, estiveram ‘Os Cabeçudos’ e ‘Os Saloios’, seguidos por um dos grupos mais carismáticos do Carnaval Saloio de Loures – ‘As Mastronças do Moulin Rouge’ –, que este celebraram as Bodas de Esmeralda, numa alusão aos seus 40 anos de existência.
Brinquedos e Brincadeiras foi a temática escolhida pelos foliões da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, o grupo de A-das-Lebres recordou O Sítio do Pica-pau Amarelo e não faltaram os habituais Palhaços da Arieira.
Com temáticas mais viradas para o território de Loures, o grupo de São Julião do Tojal contou a Lenda do Tojal, o Marzagão escolheu as tradicionais Vindimas de Bucelas e os Samaritanos do Barro homenagearam a Louça de Sacavém. Ainda nesta temática, a União Cultural, Recreativa e Desportiva de Ponte de Lousa recordou uma grande marcha onde Loures participou em 1979, entoando o tema Loures aqui vai a gente.
A fechar o corso, esteve o carro dos Reis do Carnaval de Loures, este ano integrados no grupo Renascer da Tradição, que escolheu como tema as Divas e Reis Pop.
A tradição voltou a cumprir-se
Na segunda-feira, dia 12, a tradição voltou a cumprir-se e ‘As Mastronças do Moulin Rouge’ desfilaram pelas ruas da cidade de Loures até aos Paços do Concelho, onde foram recebidas pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.
A encerrar em grande o Carnaval de Loures, teve lugar, no dia 14 (quarta-feira), o momento mais satírico das festividades – o "Enterro do Rei D. Ocarário XLV”, com a tradicional leitura do testamento do “Rei Momo”, seguido de um espetáculo de fogo-de-artifício.
Foram cinco dias de muita animação, com música, cor e a alegria estampada nos rostos daqueles que vieram ‘Brincar na Folia’, na nossa companhia.