O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou, no dia 6 de dezembro, a casa Noverca, para crianças com necessidades educativas especiais, na Escola Maria Veleda, em Santo António dos Cavaleiros.
A inauguração simbólica da Casa Noverca, no passado dia 30 de novembro, não contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, mas a nova Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência (UAAM), da Escola Maria Veleda, não haveria de ficar sem a visita do Presidente da República.
Foi isso mesmo que aconteceu, no dia 6 de dezembro, com a ida do Chefe de Estado ao espaço que, a partir de agora, dá apoio a crianças com necessidades educativas especiais, do 2.º e 3.º ciclos, não só do Agrupamento de Escolas José Afonso, ao qual pertence a Maria Veleda, como dos outros agrupamentos do concelho.
À chegada, e após ter sido recebido pela diretora do Agrupamento de Escolas José Afonso, Irene Louro, o Presidente da República assistiu a um momento musical protagonizado pelos alunos da escola e por alguns elementos do Conservatório D’Artes de Loures.
Acompanhado por Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, e pela vereadora com o pelouro da Educação, Maria Eugénia Coelho, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a escola e, entre selfies e autógrafos, ainda conviveu com as crianças que mais diretamente irão beneficiar com a existência do novo espaço de atividades.
“Vim aqui para homenagear uma escola como um todo, mas em particular o arranque de um projeto, um novo espaço para crianças do ensino especial”, referiu o Presidente da República. “Trata-se de mostrar como, numa comunidade educativa, é possível encontrar a convivência entre vários tipos de ensino, sem discriminações, com inclusão e imaginação”. Marcelo Rebelo de Sousa elogiou, ainda, a “criatividade” dos arquitetos “que souberam erguer aquilo que foi fruto da discussão com a escola, pais, professores e com todos aqueles que tinham uma palavra a dizer para tornar aquele espaço importante para a realização dos jovens com os quais pudemos conviver”.
A Casa Noverca, uma construção em aglomerado de madeira, tem agora todas as condições para os diferentes casos de deficiência, sendo composta por sala multissensorial, sala de trabalho, sala de atividades, cozinha e casa de banho.