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Conferência de imprensa

Câmara de Loures apresenta projetos para saída na A1

14.06.2016

A Câmara Municipal de Loures apresentou, no dia 7 de junho, em conferência de imprensa, dois projetos com vista à construção de uma saída na autoestrada A1 para as localidades de São João da Talha e Bobadela.

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O estudo de viabilidade e o projeto rodoviário apresentados pela Autarquia, no parque de estacionamento da Quinta dos Remédios, na Bobadela, visam a concretização de uma nova saída na A1 (sentido sul-norte), para São João da Talha e Bobadela.

Os projetos foram apresentados pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, que salientou tratar-se de uma obra que permitirá melhorar a circulação e aliviar o trânsito naquela zona, constituindo “uma aspiração legítima e antiga da população destas localidades”.

“Queremos remover os obstáculos que têm sido colocados à concretização deste projeto e, por isso, estamos convencidos de que existem condições para avançar com a obra”, afirmou Bernardino Soares.

Neste momento, a única alternativa para os automobilistas que circulam na A1 e que pretendem sair para as localidades de São João da Talha e Bobadela, são as saídas de Sacavém ou de Santa Iria de Azóia, sempre muito congestionadas.

O autarca destacou ainda que esta obra beneficiará a vida de milhares de pessoas que circulam na zona, e que se refletirá na poupança de tempo, na redução de custos e nos ganhos ambientais.

O projeto apresentado pela Câmara de Loures prevê a construção de uma via de saída com 400 metros, duas faixas de rodagem e uma rotunda, que proporcionará uma maior capacidade de distribuição do trânsito e o alargamento da Rua Dom Afonso Henriques, na Bobadela.

Caso se concretize a saída da A1, a Autarquia prevê a circulação diária de 7.200 viaturas, tendo um custo estimado de cerca de 1,3 milhões de euros, valor justificado pelos benefícios que trará para à população.

Recorde-se que o estudo de viabilidade e o respetivo projeto rodoviário já foram enviados à Brisa e à Infraestruturas de Portugal – entidades competentes para a sua aprovação e concretização da obra –, e a quem a Autarquia solicitou reuniões para discussão das soluções propostas.

Com a construção deste nó, será finalmente possível resolver o problema das filas de trânsito que se repetem, em hora de ponta, no nó de Santa Iria de Azóia, na saída do IC2, em Sacavém, bem como na EN 10, no troço Sacavém-Bobadela-São João da Talha.

 


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