O reforço da escola pública, o investimento no parque escolar e o alargamento dos apoios sociais são os pilares que orientam o mandato. O objetivo é garantir uma escola mais inclusiva, segura e moderna.
A Câmara Municipal de Loures reuniu com as associações de pais e encarregados de educação do concelho. O encontro serviu para apresentar os quatro eixos estratégicos que vão nortear as políticas educativas do Município ao longo dos próximos quatro anos.
O vereador da Educação, António Marcelino, destacou a importância do trabalho colaborativo, salientando que pretende continuar a trabalhar, “em conjunto, para melhorar a qualidade do nosso ensino, a vida dos alunos e dos professores e, em suma, construir uma melhor escola pública”.
Estratégia assente em quatro eixos
- Investimento em equipamentos: Foco na modernização das infraestruturas, garantindo melhores condições de segurança, eficiência operacional e manutenção constante das instalações escolares;
- Coesão Territorial e Social: Um dos grandes objetivos é o alargamento progressivo dos apoios alimentares a todos os alunos, do pré-escolar ao secundário. Atualmente, mantém-se a isenção de encargos para os escalões A e B, além da oferta de fichas e material escolar a todos os alunos do 1.º ciclo;
- Sucesso Escolar: Reforço das aprendizagens através da colocação de equipas multidisciplinares nas escolas, preparadas para apoiar não só o desempenho académico, mas também para intervir em problemas sociais que afetem as crianças;
- Município Cultural: Promoção da "Escola a Tempo Inteiro" como um espaço de identidade local. Destacam-se projetos como o Loures Educa com Desporto, a formação musical, e outras iniciativas ligadas à arte e cidadania.
Durante a sessão, foi reforçado o papel fundamental das Associações de Pais e Encarregados de Educação (APEE), bem como das IPSS, enquanto parceiros ativos no processo educativo. A autarquia reafirmou o compromisso de manter um canal de diálogo aberto para responder aos desafios quotidianos da comunidade escolar, nomeadamente, através de reuniões que irá levar a cabo em cada um dos agrupamentos e respetivos parceiros.