O novo equipamento escolar, localizado no Bairro de São Francisco, reforça a rede de ensino do concelho com valências de Jardim de Infância e 1.º Ciclo, além de uma biblioteca aberta à comunidade.
Foi inaugurada ontem a Escola Básica n.º 5 de Camarate, no Bairro de São Francisco, num momento que marca um passo significativo na requalificação do parque escolar da freguesia.
A intervenção representou um investimento global de 6 milhões de euros, resultando num edifício moderno, inclusivo e dotado de recursos pedagógicos necessários.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, “é preciso dignificar a escola pública e esta escola é um bom exemplo disso”.
O autarca lembrou que, além do 1.º ciclo, “este equipamento passou a disponibilizar oferta de pré-escolar, um refeitório para 150 alunos, com confeção própria, uma biblioteca de acesso público e um equipamento desportivo coberto”.
Ricardo Leão anunciou ainda que, até ao final deste mandato autárquico, “nenhuma criança do concelho vai pagar qualquer refeição, independentemente do rendimento das famílias”.
O presidente da Câmara de Loures destacou também o arranque, para breve, das obras da cobertura do polidesportivo da Escola Secundária de Camarate e a apresentação do projeto para a Escola Mário de Sá Carneiro.
Um equipamento completo e polivalente
A nova Escola n.º 5 de Camarate foi projetada para acolher 125 alunos do 1.º Ciclo (distribuídos por cinco salas) e 50 crianças do Jardim de Infância (em duas salas). Entre as grandes novidades destaca-se a criação de uma biblioteca escolar de acesso público, promovendo a literacia junto de toda a população local.
O edifício está totalmente apetrechado com:
- Refeitório e cozinha com confeção própria;
- Sala polivalente e salas de apoio especializado;
- Espaços dignos para professores e assistentes operacionais;
- Instalações sanitárias totalmente acessíveis.
Lazer e contacto com a natureza
O bem-estar exterior não foi esquecido. No logradouro da escola, os alunos passam a usufruir de uma horta pedagógica, um campo de jogos coberto para a prática desportiva e diversas zonas de recreio equipadas com mobiliário exterior moderno, incentivando a atividade física e a educação ambiental ao ar livre.
A cerimónia de inauguração da Escola N.º 5 de Camarate contou ainda com as presenças da coordenadora da escola, Susana Alves, do presidente da Associação de Pais, Nuno Parreira, do diretor do Agrupamento de Escolas de Camarate, Vítor Gonçalves, e do presidente da Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação, Renato Alves, que, de uma forma geral, manifestaram a sua alegria pelo investimento neste equipamento, que vem trazer melhores condições para alunos, professores e funcionários.
Na iniciativa participaram também a vice-presidente da Autarquia, Sónia Paixão, e os vereadores António Marcelino, André Antunes, Paula Magalhães, Nelson Batista e Gonçalo Caroço.