No primeiro plenário deste ano, constituído por 23 conselheiros que tomaram posse, foi apresentado o plano de ação para o presente quadriénio.
As linhas mestras são composta pelas áreas do Associativismo Juvenil, Participação e Cidadania, Formação e Capacitação, designadamente para apoio ao empreendedorismo jovem, e implementação de medidas no âmbito da matriz Psicossocial, Saúde e Bem-estar, assim como a Cultura e Criatividade.
Na sequência do incentivo ao envolvimento em causas sociais, determinante nas candidaturas ao Prémio Jovem Cidadania’25, foram distinguidas as propostas de Bruna Dias Maria, pela pertinência da condição de equilíbrio emocional, psicológico e social, concretizável em sessões de bootcamp, e a de Isabel Gomes, que visa a promoção da literacia financeira através de uma plataforma digital.
Estes desígnios inovadores foram destacados pelo júri composto pela unidade orgânica competente, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia e o Rotary Clube de Loures.
Nesta sessão, foi igualmente lançado o desafio de cocriação na construção do programa “A tua biblioteca”, que consiste em integrar novas atividades nestes espaços, estando agendado, para o final deste mês, o primeiro laboratório de ideias.
A “responsabilidade cívica e abrangente da população jovem no nosso concelho é distintiva pela respetiva contribuição para a definição e consolidação de iniciativas municipais, na prossecução do trabalho que queremos reforçar”, assinalou a vice-presidente da Autarquia de Loures, Sónia Paixão.