Ir para o Conteúdo

Dia Internacional da Cidade Educadora 2025

Loures lança programa Crianças de Loures: Voz Ativa na Cidade Educadora

02.12.2025

O Município de Loures assinalou o Dia Internacional da Cidade Educadora 2025 – 30 de novembro –, com o lançamento do programa Crianças de Loures: Voz Ativa na Cidade Educadora.

Dia Internacional da Cidade Educadora 2025_notícia

Um programa que visa aprofundar o compromisso municipal com a participação democrática, a educação para a cidadania e o reconhecimento das crianças enquanto cidadãs de pleno direito.

Ao assumir esta agenda, Loures coloca a infância no centro das políticas públicas locais e promove uma participação cívica baseada na escuta ativa, no diálogo e na corresponsabilidade democrática.

“Investir na participação das crianças é investir na vitalidade ética e democrática do nosso território. Loures reafirma-se como comunidade educadora onde cada criança é presente ativo, voz reconhecida e força transformadora da vida pública”, conforme declarou Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures.

O programa Crianças de Loures: Voz Ativa na Cidade Educadora estrutura-se em três eixos estratégicos: I — Escuta Ativa e Participação Democrática; II — Educação para a Cidadania, Pensamento Crítico e Cultura Democrática; e III — Comunicação, Mediação e Cultura Participativa. Irá articular políticas educativas, culturais e comunitárias, orientadas para consolidar práticas de cidadania na infância, desenvolver competências críticas e reforçar a cultura democrática no concelho.

Assenta numa metodologia colaborativa e interdepartamental, mobilizando escolas, serviços municipais, associações, bibliotecas, instituições culturais e diversos parceiros da sociedade civil.

António Marcelino, vereador da Educação sublinha que “Loures enquanto Cidade Educadora é um projeto coletivo. Escutar as crianças é educar para a democracia e construir confiança no futuro comum.”

Acrescenta ainda “este compromisso é real e contínuo. O Conselho Municipal da Juventude, a Assembleia Municipal Jovem, o programa Um Dia na Assembleia Municipal, o Parlamento dos Jovens ou o Orçamento Participativo das Escolas são exemplos de políticas que promovem a cidadania desde cedo. Contudo, os desafios atuais exigem novas respostas e novas linguagens. O programa Crianças de Loures: Voz Ativa na Cidade Educadora nasce precisamente dessa necessidade de aprofundar a participação, fortalecer o pensamento crítico e cultivar uma cultura de diálogo construtivo.”

Com esta iniciativa, o Município de Loures reafirma a sua visão estratégica de território educador: uma comunidade intergeracional, inclusiva e participativa, onde a educação é motor de transformação social e onde a voz das crianças ocupa um lugar central e orientador da governação democrática local.

Recorde-se que a edição deste do Dia Internacional da Cidade Educadora, sob o lema A participação das crianças na Cidade Educadora, sublinha a urgência de integrar a infância nos processos de decisão pública, num contexto nacional e internacional marcado por crescentes desafios à confiança institucional e pela necessidade de renovar os fundamentos éticos da vida democrática.


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora