Ir para o Conteúdo

Loures

Juntas de freguesia do concelho homenageadas pelo trabalho durante a pandemia

17.01.2025

A Assembleia Municipal de Loures e a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) realizaram, ontem, uma cerimónia de agradecimento a oito juntas e uniões de freguesias do concelho de Loures pelo trabalho desenvolvido junto da população aquando da pandemia Covid-19.

  • Homenagem freguesias_1
  • Homenagem freguesias_3
  • Homenagem freguesias_2
  • Homenagem freguesias_5
  • Homenagem freguesias_4
  • Homenagem freguesias_6
  • Homenagem freguesias_7
  • Homenagem freguesias_8
  • Homenagem freguesias_9
  • Homenagem freguesias_10

A sessão solene decorreu no Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte, em Loures e contou com as presenças da presidente da Assembleia Municipal de Loures, Susana Amador, do presidente da ANAM, Albino Almeida, da vereadora da Câmara Municipal de Loures, Paula Magalhães, do ex-diretor do Agrupamento de Centros de Saúde de Loures/Odivelas, António Alexandre, e com atuais e antigos presidentes de juntas e uniões de freguesias.

“O combate ao Covid-19 foi um tormento em que demostrámos a nossa resiliência, a capacidade de trabalhar em coletivo, porque quando andamos juntos, chegamos sempre mais longe. É muito importante estarmos aqui hoje para fazer esta homenagem a estas pessoas que merecem toda a nossa admiração e todo o nosso carinho”, sublinhou Susana Amador.

Na cerimónia foram partilhados testemunhos sobre as medidas adotadas e os desafios enfrentados para fazer face às necessidades da população em momentos de confinamento. “Foi uma experiência que esperamos que não se repita”, salientou, Jorge Simões, presidente da Junta de Freguesia de Fanhões.

Por seu lado, o ex-presidente da União de Junta de Freguesias de São João da Talha e Bobadela, Nuno Leitão, ressalvou que “todos estivemos à altura do desafio. Todos demos o que tínhamos, o que não tínhamos, e esta é uma forma de conseguirmos imprimir esse cunho para a nossa comunidade”.

Já o ex-presidente da junta Freguesia de Lousa, Nelson Batista sublinhou que “não fizemos mais do que a nossa obrigação ao ajudarmos a nossa população neste período de pandemia. Foi um período de aprendizagem, onde aprendemos a valorizar mais a nossa vida e a sermos mais solidários”.

Renato Alves, presidente da União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação considerou que “todos fizemos um trabalho excecional que valeu a pena”, enquanto que Eunice Proença, vogal da União de Freguesias de Moscavide e Portela destacou “a solidariedade das comunidades em momentos difíceis”.

No final, foram entregues oito molduras com diplomas de agradecimento, reconhecendo o contributo das juntas e uniões de freguesias na superação dos desafios trazidos pela pandemia.


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora