Na reunião camarária, realizada esta quarta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Loures referiu que este Orçamento e Grandes Opções do Plano “refletem um conjunto de investimentos que estavam planeados para Loures”.
Ricardo Leão acrescenta que é um orçamento “muito alavancado pelo PRR e empréstimos bancários”, representando um aumento de 4% em relação a 2024.
As propostas agora aprovadas serão submetidas à apreciação da Assembleia Municipal de Loures.
Para o Autarca, o documento reflete “um esforço sem precedentes para continuar a transformar o concelho de Loures numa comunidade mais equilibrada, inclusiva e moderna”.
Um dos pontos-chave do orçamento municipal são as infraestruturas, com 149 milhões de euros destinados ao desenvolvimento de serviços essenciais.
O valor para a educação será de 54 milhões de euros, o que inclui investimentos na remodelação de edifícios escolares, como as escolas básicas Gaspar Correia e Maria Veleda, e a ampliação das escolas básicas do Infantado e do Zambujal, intervenções com início já em janeiro.
Para a habitação estão previstos 52 milhões de euros, em que o Município pretende construir mais 216 fogos e recuperar outros 1209 existentes.
Destaque, ainda, para os transportes e infraestruturas rodoviárias, com um investimento de 24 milhões de euros. Aqui estão incluídas as repavimentações de ruas do concelho e implementação de medidas de acalmia, a saída da A1 em São João da Talha, a construção da Variante a Bucelas, bem como das rotundas da Nacional 10, em Santa Iria de Azóia, e junto à COPAM, em São João da Talha.
No âmbito da mobilidade, e de acordo com Ricardo Leão, está prevista a adjudicação da empreitada do Metro, no final do primeiro trimestre de 2025. A ser finalizado está também o projeto em BRT (Bus Rapid Transit), para a zona oriental do concelho de Loures. O próximo passo é “apresentá-lo ao Governo e assegurar a respetiva fonte de financiamento”, e dá-lo a conhecer à população através de uma apresentação pública.
No âmbito da Saúde, haverá um investimento de 13 milhões de euros. Para além da inauguração, para breve, do Centro de Saúde do Catujal e da conclusão do Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal, no primeiro trimestre de 2025, prevê-se o início das obras de construção das unidades da Bobadela e de Camarate, em janeiro do próximo ano.
Entre outros investimentos, destacam-se a construção do novo parque urbano Tejo-Trancão e do Parque Urbano da Portela, a remodelação do Parque Adão Barata, a requalificação do Parque Urbano de Santa Iria de Azóia e a requalificação do Parque Municipal do Cabeço de Montachique com a implementação de camaratas para 60 utentes.
A nível da segurança, Ricardo Leão destacou a construção do novo posto da GNR de Bucelas, bem como a distribuição de 60 câmaras de vídeo-proteção pelo concelho de Loures. Previsto está também a assinatura de um protocolo com a PSP e juntas de freguesia para aquisição de seis viaturas para esta força de segurança, ficando a Câmara Municipal de Loures responsável pela manutenção de outras seis.
Por fim, destaque para o apoio aos bombeiros de 3,2 milhões de euros, mais 220 mil euros que em 2024.