O Município de Loures foi distinguido com uma Menção Honrosa no prémio da Red de Ciudades que Caminan 2024, numa cerimónia que decorreu, no dia 27 de setembro, em Pamplona, no âmbito do congresso anual da rede espanhola, que reconhece iniciativas de mobilidade sustentável em cidades de toda a Europa.
O “Percurso Ribeirinho” foi o projeto que valeu este reconhecimento ao Município de Loures, e que consistiu na transformou do antigo Terminal de Contentores da Bobadela em seis quilómetros de trilhos pedonais e cicláveis ao longo do Rio Tejo, devolvendo o rio à população.
Este percurso veio ainda estabelecer uma ligação direta entre os concelhos de Loures, Lisboa e Vila Franca de Xira, destacando-se pela sua preocupação com a preservação ambiental.
Trata-se de passadiço de madeira construído sobre o sapal, que permite uma melhor ligação entre a população e o ecossistema local, e ao mesmo tempo, oferece um espaço de lazer em plena natureza.
Um investimento de 13 milhões de euros, que beneficia diretamente cerca de 34,2% da população do concelho, facilitando as deslocações de curta distância em segurança, e que simultaneamente contribui para a redução de 7.417 toneladas de emissões de CO2, tornando a mobilidade mais sustentável.
A Câmara Municipal de Loures espera assim que este projeto ajude a restabelecer a ligação da população com o rio, reafirmando o compromisso do Município em se tornar cada vez mais sustentável e ecológico.