Realizou-se, no passado dia 5 de outubro, mais uma ação de sensibilização sobre controlo de plantas invasoras, que decorreu na Quinta de São Gião, em Fanhões.
Os participantes ficaram a conhecer um pouco mais sobre as principais plantas invasoras que existem em Portugal, com especial ênfase nas acácias e nos seus métodos de controlo.
No período da manhã, a atividade foi aberta ao público em geral, sendo que, na parte da tarde, esta foi realizada pelos escuteiros do Agrupamento 1401, de São Pedro de Lousa. Estes últimos foram recebidos pelo vereador com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal de Loures, Nelson Batista, que referiu a importância dos escuteiros na monitorização informal das invasões biológicas, assim como reforçou a disponibilidade da Autarquia para realizar mais iniciativas neste âmbito.
No decurso da atividade, os participantes procederam a uma ação de controlo físico das mimosas (Acacia dealbata) existentes na quinta, através do método do descasque. Esta técnica é bastante eficaz no controlo desta espécie, tendo a vantagem de não causar grande impacto ambiental.
Para mais informações sobre esta espécie e respetivas técnicas de controlo, pode consultar a página do projeto Invasoras, através da seguinte ligação: https://invasoras.pt/pt.