Ir para o Conteúdo

Loures

Município prepara elaboração da Estratégia Municipal de Saúde

17.09.2024

Realizou-se, no dia 17 de setembro, na Galeria Municipal Vieira da Silva, em Loures, a primeira reunião com o Grupo Técnico Concelhio responsável por recolher contributos para a implementação da Estratégia Municipal de Saúde de Loures (EMS).

  • reunião estratégia municipal de saúde de loures_2
  • reunião estratégia municipal de saúde de loures_1
  • reunião estratégia municipal de saúde de loures_3
  • reunião estratégia municipal de saúde de loures_4
  • reunião estratégia municipal de saúde de loures_5
  • reunião estratégia municipal de saúde de loures_6
  • reunião estratégia municipal de saúde de loures_7
  • reunião estratégia municipal de saúde de loures_8
  • reunião estratégia municipal de saúde de loures_9
  • reunião estratégia municipal de saúde de loures_10

O encontro, desenvolvido sob o formato de “World Café”, juntou diversos serviços da Câmara Municipal de Loures – entre eles a Saúde, o Ambiente e a Igualdade e Desenvolvimento Social –, bem como as Unidades Locais de Saúde de São José e de Loures-Odivelas e o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

O objetivo desta primeira sessão foi, através de um “brainstorming” entre os participantes, definir a visão e a imagem do futuro que se pretende alcançar; a missão, identificando o que se irá fazer, como e para quem; e os valores e princípios que irão orientar o processo da EMS.

Presente na abertura do evento esteve a vice-presidente da Câmara de Loures que se congratulou pela realização desta sessão “na semana que estamos a assinalar 45 anos do Serviço Nacional de Saúde”. “Todos os que estão nesta sala são acérrimos defensores do SNS”, reconheceu Sónia Paixão. “E neste momento temos uma obrigação em mãos que é a constituição da nossa Estratégia Municipal de Saúde”.

“Quem está nesta sala faz parte integrante do processo e é quem está efetivamente no terreno. Por isso, creio que estão criadas as condições e as sinergias necessárias para termos um excelente documento de trabalho. No nosso entendimento, o pensamento e a intervenção na área da saúde não se esgota em si mesma. É uma área da política pública o mais transversal possível”, acrescentou Sónia Paixão.

Esta foi a primeira de seis reuniões, que irão realizar-se até janeiro do próximo ano, e que contarão também com a participação de decisores políticos, stakeholders locais e munícipes, com o objetivo de tornar o levantamento de preocupações e a definição de prioridades que virão a incorporar o futuro documento ainda mais completo.


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora