Futuro das cidades

19.07.2024

A Câmara Municipal de Loures apresentou uma candidatura ao Prémio Europeu para o Espaço Público Urbano 2024, promovido pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, na categoria Frente Marítima, com a intervenção do Percurso Ribeirinho de Loures.

• Loures apresentou candidatura ao Prémio Europeu para o Espaço Público Urbano 2024 1
  • Loures apresentou candidatura ao Prémio Europeu para o Espaço Público Urbano 2024 2
  • Loures apresentou candidatura ao Prémio Europeu para o Espaço Público Urbano 2024 3
  • Loures apresentou candidatura ao Prémio Europeu para o Espaço Público Urbano 2024 4
  • Loures apresentou candidatura ao Prémio Europeu para o Espaço Público Urbano 2024 5
  • Loures apresentou candidatura ao Prémio Europeu para o Espaço Público Urbano 2024 6

Dos 297 projetos apresentados , de um total de 35 países, o Percurso Ribeirinho de Loures ficou nos 25 primeiros lugares. De entre os 25, cinco trabalhos foram escolhidos como finalistas pelo Júri Internacional do Prémio e passarão à segunda fase.

Criado em 2000, o Prémio Europeu para o Espaço Público Urbano tem como objetivo reconhecer as melhores intervenções de criação, transformação e recuperação de espaços públicos nas cidades europeias, como forma de responder ao desafio do futuro urbano.

Recorde-se que o Percurso Ribeirinho de Loures, com uma extensão de seis quilómetros e passagem por Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, trata-se de uma importante infraestrutura de mobilidade sustentável, com impacto significativo na matriz pendular diária atual, sem barreiras físicas, que afeta positivamente a vida das comunidades envolventes.

Inaugurado em setembro de 2023, o passadiço pedonal e ciclável, que vai ligar os municípios de Loures, Lisboa e Vila Franca de Xira, estende-se ao longo das margens do Tejo e o seu traçado permitiu a aproximação ao rio, através de um passadiço de madeira com pontos para observação de aves, áreas de descanso, pontões de pesca e túneis de sombra.