Município

Inventário do arvoredo urbano do concelho de Loures

21.06.2024

Encontra-se em elaboração o inventário municipal do arvoredo urbano, que tem por base a exigência legal estabelecida pela Lei n.º 59/2021, de 18 de agosto, constituindo um instrumento auxiliar no planeamento, implantação, gestão, manutenção e proteção do património arbóreo.

• Inventário do arvoredo urbano 1
  • Inventário do arvoredo urbano 2
  • Inventário do arvoredo urbano 3
  • Inventário do arvoredo urbano 4

O cadastro arbóreo incide no registo de cada exemplar arbóreo, existente em domínio público e privado do Município, numa base de dados geográfica, tendo associada informações relativas à localização, nome comum, espécie, predominância, família, fenologia, entre outras.

Após conclusão, o inventário será disponibilizado em plataforma criada para o efeito, estando em constante alteração, atualização e implementação de melhorias, permitindo aos munícipes uma interação fácil e intuitiva com os gestores do arvoredo, o reporte de ocorrências e solicitação de esclarecimentos.

Este instrumento será um complemento ao Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo Urbano, que disponibiliza orientações base sobre as normas técnicas de implantação e manutenção do arvoredo, permitindo uma gestão mais eficiente do património arbóreo.