Reunião de Câmara

Câmara Municipal de Loures aprovou o Orçamento para 2024

29.11.2023

O orçamento para 2024 apresenta um total de 328 milhões de euros, “refletindo a visão estratégica para o concelho de Loures nos eixos prioritários da governação”, enalteceu o presidente da Autarquia, Ricardo Leão.

• orçamento 2024 - 1
  • orçamento 2024 - 2
  • Orçamento 2024_Educação
  • orçamento 2024 - 4
  • orçamento 2024 - 5
  • orçamento 2024 - 6
  • orçamento 2024 - 7
  • orçamento 2024 - 8
  • orçamento 2024 - 9
  • orçamento 2024 - 10

Este documento também se destaca pela "definição de um processo prévio de estudos, planeamento e concretizações" e foi elaborado num “contexto económico, mundial e nacional, de enormes incertezas que implicam uma abordagem cuidadosa, em que uma gestão rigorosa se torna determinante. O montante do orçamento é muito alavancado por financiamento externo, no âmbito do PRR, empréstimos bancários, aumento das transferências financeiras em resultado das competências assumidas, e também pelo programa Repor Loures”, relevou o subscritor da proposta.

A Habitação constitui a área prioritária representando 66 milhões de euros em novas habitações, requalificação do parque habitacional e apoio a mais de 300 famílias inscritas no programa à renda a jovens até aos 35 anos.

A melhoria e a construção de novos equipamentos escolares vão ser destacados com 63,5 milhões de euros, assinalando-se a edificação de Centros de Saúde no Catujal, Santo Antão do Tojal, Bobadela e Camarate alcançando um valor de 17 milhões de euros.

A verba de 24 milhões de euros, dominante no Ambiente, significará o compromisso de requalificar o Jardim de Moscavide e os parques municipais, prevendo-se ainda a construção de um Parque Urbano da Portela Norte, e do futuro Parque Papa Francisco e a nova ponte pedonal sobre o IC2 para permitir mais uma ligação ao Percurso Ribeirinho.

Em termos de Mobilidade e Acessibilidades, a parcela de 20 milhões de euros destina-se, nomeadamente à saída da A1 em São João da Talha, Variante a Loures, rotunda na Quinta do Património e jardim e nova Praça da República em Sacavém.

Haverá, igualmente, a definição do investimento da extensão da Linha Violeta do Metropolitano no montante de 527 milhões de euros por parte do Governo..

O novo estádio municipal e as coberturas de dez equipamentos polidesportivos vão estar no centro de 8,5 milhões de euros, e a empreitada do Quartel da GNR de Bucelas, entre outros projetos na Segurança e Proteção Civil, contará 2,5 milhões de euros. O aumento das transferências, em mais 500 mil euros, para as corporações de Bombeiros, totalizará 3,2 milhões.

O orçamento, aprovado na Reunião de Câmara de 28 de novembro, será submetido à Assembleia Municipal.