Ir para o Conteúdo

Mobilidade

Loures quer saber como os mais novos vão para a escola

25.09.2023

O Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, foi palco, no dia 22 de setembro, da apresentação do projeto municipal "Como vou para a escola?", que pretende realizar um retrato da mobilidade escolar junto dos estudantes do concelho de Loures.

  • Como vou para a escola_3
  • Como vou para a escola_2
  • Como vou para a escola_1

Qual o meio de transporte habitual nas deslocações/viagens casa-escola? É esta a única questão que, a partir do dia 22 de setembro, e até ao próximo mês de outubro, está a ser colocada aos estudantes que frequentam, entre o 1º ciclo e o ensino secundário, e que reporta para uma seleção de respostas fechadas, podendo cada aluno escolher uma única resposta.

O projeto “Como vou para a escola?”, além de realizar um retrato, pretende, numa altura em que assinala a Semana Europeia da Mobilidade, sensibilizar as camadas infantis e jovens para a relevância da adoção de comportamentos sustentáveis de mobilidade, bem como para a importância da participação na procura de soluções de mobilidade mais eficiente, visando contribuir para a redução da presença do automóvel nas ruas e prestar apoio às famílias, rumo a uma cidade mais verde e sustentável.

A partir deste questionário, pretende-se realizar um retrato – para melhor intervir e contribuir para a criação de alternativas atrativas –, bem como consciencializar e sensibilizar os alunos para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, mais urbanos e mais saudáveis.

Presente na iniciativa esteve o presidente da Câmara Municipal de Loures, referindo que a “mobilidade é algo que preocupa bastante o Município, particularmente no que diz respeito à população escolar, que abrange cerca de 25 mil alunos”.

Ricardo Leão reconheceu que o concelho possui “realidades muito distintas”, com uma parte rural e outra urbana, “que apesar de o enriquecer, traz dificuldades acrescidas quando queremos criar sistemas de mobilidade”.

O autarca apelou, por isso, ao envolvimento das escolas neste projeto, de forma a ajudar o Município “a criar respostas para facilitar a mobilidade e para que, do ponto de vista ambiental, ter uma pegada ecológica mais reduzida”.


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora