O Plano de Monitorização Ecológica das Linhas de Água, que contempla análises a vários parâmetros físico-químicos e microbiológicos, e a monitorização das várias espécies de fauna e flora, é o maior exemplo do trabalho desenvolvido neste âmbito.
Em complemento destacam-se ainda projetos de promoção de literacia ambiental, como: “RiosComVida”; “SEE H2O – Um novo olhar sobre o uso da água”; “Bio+”; entre outros, incluídos no Guia de Respostas Educativas.
Recorde-se que o Dia Mundial da Monitorização da Água foi criado pela American’s Clean Water Foundation, com o objetivo alertar a população mundial para a necessidade de serem tomadas medidas que permitem a proteção e conservação de todos os recursos hídricos do Planeta.
Segundo o relatório do World Resources Institute (WRI) são cada vez mais as regiões do Planeta que estão a viver sob condições de “extremo stress hídrico”, com as alterações climáticas, a poluição, a extração excessiva ou mesmo má gestão como principais fatores para a escassez deste recurso.
ODS: 4, 11, 14, 15