Mobilidade sustentável

Loures inaugura Percurso Ribeirinho junto ao Tejo

08.09.2023

Foi ontem inaugurado o Percurso Ribeirinho de Loures. Um trajeto pedonal e ciclável, com seis quilómetros de extensão, ao longo do rio Tejo, num investimento municipal de cerca de 13 milhões de euros.

• Percurso Ribeirinho de Loures_inauguração_1
  • Percurso Ribeirinho de Loures_inauguração_2
  • Percurso Ribeirinho de Loures_inauguração_3
  • Percurso Ribeirinho de Loures_inauguração_4
  • Percurso Ribeirinho de Loures_inauguração_5
  • Percurso Ribeirinho de Loures_inauguração_6
  • Percurso Ribeirinho de Loures_inauguração_7
  • Percurso Ribeirinho de Loures_inauguração_8
  • Percurso Ribeirinho de Loures_inauguração_9
  • Percurso Ribeirinho de Loures_inauguração_11
  • Percurso Ribeirinho de Loures_inauguração_12

Pretende-se com este percurso devolver o acesso da população do concelho de Loures à zona ribeirinha, mas também assegurar a continuidade de um sistema de mobilidade sustentável intermunicipal ao longo do rio Tejo.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loures salientou que se tratou de “uma obra tecnicamente muito complexa, toda ela em madeira sobre o sapal do rio”, e que faz, a partir deste momento, “uma ligação extraordinária aos concelhos de Lisboa e Vila Franca de Xira”, numa lógica de promoção da mobilidade sustentável e da adoção de estilos de vida saudáveis.

Contudo, Ricardo Leão acrescenta que “esta obra não acaba aqui”. Já no próximo mês de outubro terá início uma nova fase “muito importante do ponto de vista ambiental. Vamos plantar 1 600 árvores de pequeno porte e cerca de 42 mil arbustos para proteção da biodiversidade e do sapal”, afirmou.

Toda esta nova infraestrutura será depois complementada com o futuro Parque Verde, cuja construção se pretende que tenha início ainda este ano, nos terrenos que acolheram a Jornada Mundial da Juventude.

Após o descerramento da placa alusiva à inauguração, Ricardo Leão guiou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e representantes de outras entidades presentes, num percurso de cerca de um quilómetro pelo novo passadiço.