Pavilhão Carlos Lopes

Conferência de imprensa faz balanço da JMJ

07.08.2023

O Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão esteve presente, no dia 7 de agosto, na última conferência de imprensa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorreu no Media Center, localizado no Pavilhão Carlos Lopes, junto ao Parque Eduardo VII, em Lisboa.

• Conferência de imprensa JMJ_6
  • Conferência imprensa JMJ_4
  • Conferência imprensa JMJ_1
  • Conferência imprensa JMJ_5
  • Conferência imprensa JMJ_3
  • Conferência imprensa JMJ_2

O balanço da JMJ foi feito por D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude, que prometeu apresentar em breve as contas da JMJ: ““Vamos dizer tudo até ao cêntimo. Vamos apresentar as contas do evento”, embora não tenha avançado datas. “As pessoas serão depois livres de dizer se acham bem ou mal” acerca dos números dessas contas.

D. Américo Aguiar aproveitou para agradecer a políticos, autarcas, voluntários na organização do evento. “As minhas palavras são de gratidão: foi um acontecimento irrepetível para Portugal. Ao longo dos últimos quatro anos construímos esta JMJ”.

À margem da conferência de imprensa, Ricardo Leão, acompanhado pela vice-presidente da Câmara, Sónia Paixão, referiu que a JMJ “foi um sucesso”, contando com “mais de 1 milhão de pessoas no nosso território, o que superou todas as expetativas”.

O autarca não quis deixar de agradecer “a todos aqueles que se empenharam para o sucesso desta iniciativa”, particularmente “aos trabalhadores do Município de Loures”.

Ricardo Leão agradeceu, ainda, às juntas de freguesia e paróquias “que receberam os cerca de 17 mil peregrinos que pernoitaram nas nossas escolas e pavilhões”, mas também aos diretores dos agrupamentos e a toda a comunidade educativa. O presidente da Câmara não esqueceu as coletividades do concelho nem as famílias de acolhimento “que foram muito importantes”.

“Agora é o momento da limpeza do território, não só onde decorreram as jornadas, mas dos sítios por onde os peregrinos passaram”, para rapidamente “passarmos a estar focados na construção de um enorme Parque Verde, de 35 hectares, onde anteriormente estavam contentores”.

“Esse vai ser o nosso desafio. Passado é passado, foi muito bom, mas agora há um presente e um futuro que queremos começar a construir”.