Jornada Mundial da Juventude

Município de Loures acolhe mais de 15 mil peregrinos

31.07.2023

O Município de Loures, na prossecução do compromisso como coorganizador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, tem estado focado em todos os preparativos para este encontro, designadamente através da disponibilização de locais para o acolhimento dos peregrinos durante a sua permanência no concelho.

• JMJ - números - 1
  • JMJ - números - 6
  • JMJ - números - 3
  • JMJ - números - 4
  • JMJ - números - 5

Este evento trará mais de 15 mil peregrinos ao território de Loures, de 31 de julho a 7 de agosto, que vão pernoitar em vários espaços municipais, como os pavilhões Paz e Amizade e Feliciano Bastos, em Loures, e José Gouveia, em São João da Talha, e 45 escolas, que depois de um trabalho preparatório do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Unidade de Saúde Pública local, foi possível atribuir lotação de cerca de 12 mil peregrinos em estabelecimentos de ensino e 908 nos pavilhões.

A estes locais somam-se outros em instalações de coletividades, instituições e associações do concelho, assim como das juntas de freguesia.

Os planos de saúde e mobilidade contemplam, para o recinto do parque Trancão-Tejo, um hospital de campanha, sete postos médicos avançados e 44 tendas de primeiros socorros, otimizando-se a utilização das linhas SNS 808 24 24 e de emergência 112. Duas Unidades de Cuidados de Saúde terão atendimento alargado, referentes a Loures, de 1 a 4 de agosto, entre as 14h00 e as 20h00, e de Moscavide, nos próximos dias 5 e 6, das 10h00 às 22h00.

Em relação à acessibilidade, o IC2 permanecerá intransitável entre as 23h50 do dia 4 e a meia-noite do dia 6, devendo os moradores e trabalhadores das áreas com vias condicionadas serem portadores de comprovativo de residência e declaração da entidade patronal

O Município apoia também a realização do Festival da Juventude, no âmbito das atividades do programa da JMJ, que decorrerá de 2 a 4 de agosto, no Parque Adão Barata. Neste período, os jovens peregrinos terão igualmente acesso ao Museu da Cerâmica de Sacavém, com possibilidade de utilização do palco desse auditório por parte dos grupos musicais.

Durante a sua estadia no concelho, os participantes na JMJ terão ainda oportunidade de visitar vários pontos turísticos do território de Loures.